CALAMIDADE
Dantas decreta emergência em 24 municípios alagoanos devido à estiagem
Decreto abre possibilidade para retorno da Operação Pipa nas comunidades carentesO governador Paulo Dantas decretou nesta sexta-feira,10, situação de emergência em 24 municípios alagoanos devido à estiagem e redução no volume dos reservatórios no Semiárido alagoano. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e é válido pelo período de seis meses (180 dias).
Com o decreto, os Municípios podem voltar a ser beneficiados com a Operação Pipa, do governo federal, e que abastece com água potável comunidades carentes em 34 cidades alagoanas. A operação foi suspensa há quatro meses pelo governo Bolsonaro que justificou a medida pela falta de recursos e ausência dos decretos estaduais de anormalidade.
"Considerando, ainda, que para o restabelecimento da situação de normalidade, faz-se necessário o aporte de recursos por parte dos demais entes federativos, mormente no sentido de restabelecimento do serviço de distribuição de água portável para a população afetada, fato este que configura o desastre em tela como sendo de Nível II – Média Intensidade", justifica o dcreto publicado hoje.
O governador destacou na publicação a ausência de chuvas no semiárido Alagoano e a consequente redução nos níveis de água das reservas hídricas. Os municípios beneficiados pela medida são: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.