EM MACEIÓ

Operação prende 19 acusados de violência contra a mulher

Polícia Civil realizou ação como desdobramento de operação desenvolvida em todo o Brasil
Por Com Assessoria 14/03/2023 - 19:31
Atualização: 14/03/2023 - 20:28
A- A+
Rafael Dourado / Ascom PC
Operação Átria contou com participação da maioria de policiais mulheres em sua execução
Operação Átria contou com participação da maioria de policiais mulheres em sua execução

Dezenove pessoas foram presas nesta terça-feira, 14, durante uma operação de enfrentamento à violência doméstica e contra a mulher em Maceió. A Polícia Civil de Alagoas realizou a ação como um desdobramento da Operação Átria, que está sendo deflagrada em todo o Brasil.

A delegada Ana Luíza Nogueira informou que, entre os crimes praticados pelas pessoas presas, estão tentativas de feminicídio, lesões corporais, descumprimento de medidas protetivas e estupro de vulneráveis.

Um homem, tripulante de um cruzeiro, foi detido suspeito de estupro e encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher 1, onde foi ouvido e tomadas as providências legais. Acusado e vítima são de São Paulo.

A mulher, vítima do crime, também é tripulante do navio, e após registrar Boletim de Ocorrência (BO) solicitou medidas protetivas de urgência que foram encaminhadas pela Polícia Civil à Justiça, a quem cabe decretá-las. Ela narrou que teria sido dopada antes de ser estuprada, o que caracterizaria estupro de vulnerável.

Na operação, foram cumpridos 67 ações, destacando-se o cumprimento de mandados de prisão, descumprimentos de medidas protetivas de urgência e análises/averiguações de disque-denúncia.

A operação teve a participação de 160 policiais civis, a maioria mulheres, dentre agentes de polícia e escrivães.

Foram mobilizadas 50 viaturas, com a presença e acompanhamento de 14 delegadas de polícia, dentre elas as delegadas de defesa da mulher, Ana Luíza Nogueira, Paula Mercês e Kelly Kristine, da Capital, e Maria Fernandes Porto, de Arapiraca.

O delegado-geral Gustavo Xavier disse que a Polícia Civil está trabalhando diuturnamente para o cumprimento de mandados de prisão, e atenta especialmente àqueles onde as vítimas são pessoas vulneráveis, inclusive as mulheres.     

“A PC de Alagoas está desenvolvendo diversas ações com o objetivo de efetivar medidas visando à redução da violência contra as mulheres”, acrescentou o delegado-geral. Ele anunciou que ainda neste mês de março esse tipo de operação será estendido ao interior do Estado. 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato