ARTE
Pedro Caetano lança catálogo da exposição “Reminiscências” na Galeria Cesmac de Arte
A publicação apresenta capa dura com 118 páginas e está sendo lançada pela Editora Cesmac
O artista plástico Pedro Caetano lança nesta quinta (23), às 18h, o catálogo dedicado à exposição “Reminiscências”, em sessão de autógrafos, na Galeria Cesmac Fernando Lopes, local onde a mostra individual está instalada. Lançada pela Editora Cesmac, a publicação faz parte das comemorações dos 50 anos da Instituição. O catálogo “Reminiscências: obras recentes” é ilustrado por imagens que registram a mostra no espaço expositivo, além de outras obras que marcam a carreira do artista entre os anos de 2013 a 2022, em uma edição capa dura com 118 páginas, em cores e formato 25cm por 25cm. Organizado por Pedro Caetano, em parceria com a jornalista Iranei Barreto, a publicação traz também ensaios analíticos assinados pela arquiteta e curadora Profa. Caroline Gusmão; tem ainda texto publicado no Jornal O DIA, assinado pelo arquiteto e artista Prof. Eduardo Bastos; além de poesias e textos do próprio artista.
Em exibição desde outubro do ano passado na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, “Reminiscências” comemora 10 anos do artista em exposições tendo como marco referencial a primeira individual “Na Janela do Olhar”, instalada na Fundação Pierre Chalita, em 2012. Um total de 20 obras produzidas de 2013 a 2021, reunidas numa unidade visual e representada através de uma aparência mais intimista, convidam o público a conhecer um pouco do processo e evolução do artista. As obras são feitas em tinta acrílica sobre tela, geralmente em grandes dimensões. O artista plástico começou a utilizar a técnica das raspagens em 2013, utilizando instrumentos como o cabo do pincel, tampa das tintas, as próprias mãos com luvas, além de outros objetos não muito usuais.
“O meu trabalho flerta com as questões de memórias, transitoriedade e vivências afetivas e por isso esse título, além de ser o nome de um quadro do Iberê Camargo, minha maior referência na pintura”, diz Pedro. “Na obra de Pedro Caetano, a memória afetiva que, sendo parte inequívoca da existência do artista, se faz presente pela fricção entre a adição e da subtração das formas, pela expansão e contração das cores, pela presença e a ausência da matéria pictórica”, revela Caroline Gusmão, curadora da mostra.
SERVIÇO
Lançamento do Catálogo da Exposição “Reminiscências”
Data: 23 março (Quinta-Feira)
Hora: 18h
Local: Galeria Cesmac Fernando Lopes (Rua Cônego Machado – em frente ao Campus I)