ALAGOAS
Assessora de Lira acumula cargo na Câmara e no conselho fiscal da Codevasf
Companhia recebeu R$ 1,6 bilhão de valores empenhados via emendas de relator
Mariângela Fialek, assessora especial do presidente da Câmara, Arthur Lira, acumula desde abril de 2020 a função de conselheira fiscal da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasf), além de coordenar a liberação de recursos do orçamento secreto. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 21, pelo portal Metrópoles.
A assessora, que tem formação em Direito e trabalha há quase duas décadas em funções de assessoramento legislativo, foi indicada para o Conselho Fiscal da Codevasf pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, ao qual a estatal estava subordinada no governo Bolsonaro. À época, Fialek era chefe da assessoria de relações institucionais da pasta.
Após se desligar do Executivo, ela assumiu o cargo de assessora especial de Lira em março de 2021, mas continua na função de conselheira da estatal. O mandato atual de Fialek vai até abril deste ano, sendo permitida mais uma recondução.
Questionada pelo O Globo se haveria conflito de interesses em sua atuação concomitante na operação de verbas do orçamento secreto e na fiscalização do uso de emendas na Codevasf, Fialek orientou que a reportagem procurasse a presidência da Câmara. A assessoria de Lira não respondeu.
O orçamento secreto foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo em maio de 2021 e consiste em um esquema de distribuição de recursos para parlamentares aliados do governo em troca de apoio político. A prática é considerada inconstitucional por especialistas e vem sendo investigada pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União.
Publicidade