TRÂNSITO

SMTT apresenta estudos para abrir ruas no Corredor Vera Arruda em Maceió

Moradores protestam e denunciam "incompetência" do estudo
Por Bruno Fernandes 23/03/2023 - 11:17
Atualização: 23/03/2023 - 14:03
A- A+
Divulgação
Abertura de ruas será feita por meio de uma travessia elevada
Abertura de ruas será feita por meio de uma travessia elevada

Nesta quinta-feira, 23, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) apresentou os estudos técnicos realizados sobre as possíveis mudanças no Corredor Vera Arruda, localizado no bairro Jatiúca, em Maceió. Segundo a proposta, quatro ruas serão abertas com trânsito liberado em horário comercial, das 7h às 19h de segunda a sexta-feira.

Uma das sugestões apresentadas para realizar as aberturas incluem a implantação de uma travessia elevada entre as regiões circulares das ruas que hoje são sem saída.

A medida ainda está em discussão e, há uma semana, uma consulta pública foi aberta para questionar a população sobre o assunto. A proposta tem como objetivo principal diminuir o tempo de viagem de quem utiliza o transporte público.

Caso seja aprovada, as ruas que devem ser abertas no Corredor Vera Arruda são: Rua Carlos Gomes da Silva com a Rua Olinda Campos Teixeira; Rua Raphael Perreli com a Rua Drª Rosa Cabús; Rua Industrial José Otávio Moreira com a Rua Cônego Antônio Firmino Vasconcelos e Rua General Newton de Andrade.

Para garantir a segurança dos usuários, o tráfego de veículos será liberado apenas durante o horário comercial, com a utilização de semáforos que ficarão na cor verde durante todo o período. Além disso, a SMTT utilizará pistões hidráulicos, câmeras OCR e semáforos para fiscalizar o cumprimento dos horários.

Nos fins de semana, feriados e de 19h às 7h nos dias úteis, o tráfego de veículos será proibido na região, liberando a área para o lazer de pedestres e ciclistas.

A proposta da SMTT vem recebendo opiniões diversas dos cidadãos, com alguns acreditando que a medida trará benefícios para o trânsito e para a população em geral, enquanto outros temem que a abertura de ruas possa gerar mais congestionamento e riscos para a segurança viária. Os moradores da área protestam contra as alterações e demonstram indignação contra a prefeitura em carta aberta à sociedade. Leia abaixo:

Carta dos Moradores

A Associação dos Moradores do Loteamento Stella Maris (Astema) vem a público mostrar sua indignação e insatisfação com a Prefeitura de Maceió. A SMTT convocou neste dia uma coletiva de imprensa de acesso restrito e submetido ao crivo da Secretaria de Comunicação, para, segundo a Superintendência, apresentar à imprensa o projeto, agora renomeado como “projeto de mobilidade da Jatiúca”, quando, na realidade, é a simplória, arbitrária e infundada decisão de abertura de ruas do Corredor Vera Arruda. E, mais uma vez, exclui a população como um todo, e a Associação de Moradores do Loteamento, de um procedimento público adequado, segundo um devido processo legal. 

Com qual propósito? Não sabemos. Inobstante a restrição do evento, gostaríamos de levantar ao público algumas questões para serem respondidas pela SMTT, nessa sua Convocação antidemocrática: A) Será que falaram para o prefeito que, segundo evidências científicas, a experiência de abertura de novas vias leva mais pessoas a dirigirem neste setor da cidade, naquelas vias abertas ou alargadas, atraindo mais tráfego do que aquele que existia antes?

B) Será que informaram ao Prefeito que O problema da mobilidade do Município de Maceió e, consequentemente, todas as suas externalidades negativas ou positivas, não tem como ser reduzido aos problemas de engarrafamento e/ou trânsito lento de automóveis, no entorno de uma porção da cidade. Que a mobilidade é uma questão sistêmica! 

C) Onde estão sendo priorizados os pedestres e toda a população maceioense que depende de transportes coletivos e alternativos aos carros que o mesmo tenta favorecer? D) Como fica o respeito às diretrizes mínimas do Plano Diretor de Maceió que determina “prioridade aos pedestres, ao transporte coletivo e de massa e ao uso de bicicletas, não estimulando o uso de veículo motorizado particular” (Art. 79, II)? 

E) O Prefeito tem consciência de que não tem legitimidade para falar de um problema dessa magnitude se é de responsabilidade do Município de Maceió o planejamento urbano por meio do Plano Diretor e que, segundo determinação do Estatuto da Cidade, encontra-se atrasado há quase 10 anos? E que o Município mantém engavetada à sete chaves sua revisão, bem como o Conselho eleito para este fim? 

F) O Prefeito tem legitimidade para decisões sobre ordenamento urbano se o maior problema urbano-ambiental da história se mantém fora do maior documento de planejamento urbano? G) O prefeito sabe que Maceió está inadimplente com o seu Plano de Mobilidade desde 2022 e é a única capital do nordeste que não possui o seu Plano de mobilidade e no Brasil só Maceió e Florianópolis não possui um Plano?

H) À título de comparação, cidades como São Paulo e Nova Iorque teriam seus famosos Parques Ibirapuera e Central Park esquartejados para passagem de carros sob o argumento de solução do trânsito? Ou somente V.

Senhorias têm o direito a passeios turísticos do tipo? Essas são algumas das questões que sem respostas desautorizam a Prefeitura de Maceió a propor qualquer intervenção na mobilidade da nossa sofrida capital. E sob um viés antidemocrático! Engarrafamentos, quem não os tem, pelo menos nos horários de pico? Somos contra por princípio ao esquartejamento do Corredor Vera Arruda para qualquer fim que não um interesse público elevado e legítimo. Aqui é um local e de convivência do povo da/na nossa cidade e não deve dar lugar a carros, hotéis ou qualquer outro interesse que não seja a sua preservação. 

JOSÉ QUEIROZ DE OLIVEIRA PRESIDENTE - ASTEMA

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato