SEGURANÇA E EDUCAÇÃO
SSP anuncia plano de combate a possíveis ataques em escolas de Alagoas
Planejamento conta com utilização de aplicativo e efetivo de mais de 1000 alunos da PMAs forças de segurança de Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, anunciaram nesta quarta-feira, 19, em entrevista coletiva à imprensa, o acionamento do plano de defesa para combater ações de violência em instituições de ensino em todo o estado. O objetivo é proteger as escolas e os alunos de possíveis ameaças.
Segundo o secretário de Segurança, delegado Flávio Saraiva, existe um plano de defesa contra as ameaças em unidades, afirmando ainda que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) possui um aplicativo que pode ser utilizado pela população na interação com a Segurança. O plano de defesa funcionará nos moldes do plano contra os assaltos a banco e todos os integrantes das polícias estarão com a atenção redobrada.
No entanto, a Secretaria de Segurança garante que não existe nenhuma ameaça real ou indicativo de ataque até o momento.
"O plano de defesa do estado para esse possível enfrentamento passa pelos domínios das cidades, e como temos hoje a segurança nas escolas, vamos acionar o plano para estar no perímetro dessas unidades escolares. Para toda ameaça que seja efetivada, estaremos prontos. Temos um aplicativo que localiza todas as nossas viaturas policiais e temos a perfeita visualização do nosso plano de defesa e com condições de bloquear possíveis ameaças", afirmou o secretário.
O secretário de Segurança ainda ressaltou que o objetivo principal, no momento, é proteger as escolas e os alunos de qualquer ameaça.
"Todo nosso efetivo será empregado e reforçado pelos 1060 alunos da Polícia Militar, soldados e oficiais que ingressaram na Polícia Militar, são 1060 alunos. Vamos empregar o pessoal do administrativo, fechar os quartéis, e todos serão usados.
Nas últimas semanas, as forças de segurança reforçaram as ações nas escolas, com rondas sistemáticas e palestras educativas envolvendo militares e agentes da Polícia Civil devido aos recentes ataques registrados em escolas de todo o Brasil.
Além da crescente onda, a preocupação dos integrantes da Segurança Pública é em relação ao dia 20, considerado uma data relevante, uma vez que relembra o ataque a Columbine High School, nos Estados Unidos, quando dois alunos mataram 12 estudantes e um professor e feriram outras 21 pessoas.
A mobilização da segurança pública em relação à segurança nas escolas se deve a uma determinação do governador Paulo Dantas (MDB) que criou um Plano de Prevenção à Violência nas Escolas. A secretaria informou ainda que continuará monitorando e intensificando as ações nas escolas.
Publicidade