TURISMO

Alagoas se consolida no mercado brasileiro e expande ações fora do país

Estado conta com novos voos nacionais e internacionais e expansão da rede hoteleira
Por Agência Alagoas 08/05/2023 - 16:02
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Assessoria
Dia Nacional do Turismo
Dia Nacional do Turismo

Economicamente, Alagoas tem na atividade turística uma das suas maiores fontes de geração de emprego, renda e oportunidades para a população. Com uma política assertiva de novos investimentos em promoção, estruturação e marketing do Destino, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), celebra o Dia Nacional do Turismo, comemorado nesta segunda-feira (08), com diversas conquistas que resultaram na liderança do mercado nacional e implanta uma série de ações que visam expandir o fluxo turístico internacional em terras alagoanas.

Acumulando oito feriados como destino preferido no mercado nacional, Alagoas esteve no topo do pódio em operadores e players como CVC, Decolar, Azul Viagens, Booking, entre outros. Só na primeira, considerada a maior operadora de turismo da América Latina, o estado foi líder em vendas durante todo o ano de 2022 e o mais procurado na última alta temporada de verão. Visando expandir ainda mais o setor, o estado passa a investir também na diversificação dos produtos turísticos, com lançamento do destino direcionado ao segmento de luxo marcado para esta semana, em evento com agentes e operadores do setor em São Paulo (SP).

Já para o mercado internacional, a Setur prepara uma ação para mais de cem agentes de viagem e operadores argentinos, visando promover o estado no país vizinho, maior mercado emissor de turistas internacionais para as terras alagoanas. Já para a Europa, a secretaria lança nova etapa do plano de marketing feito em parceria com a TAP, principal companhia aérea portuguesa, que irá promover o destino nos principais países do velho continente.

Números da Alta Temporada de verão


Durante todo o ano de 2022, mais 2,2 milhões de turistas nacionais e internacionais visitaram Alagoas, injetando cerca de R$4 bilhões na economia. De acordo com os dados da Superintendência de Promoção Marketing de Produtos e Destinos da Setur, estima-se que 600 mil turistas circularam pelo estado na alta temporada de verão 2022/2023, injetando R$1,2 bi na economia alagoana.

A última temporada cruzeiros foi também uma das mais movimentadas da história: entre dezembro de 2022 e março de 2023, foram nove navios, de três companhias diferentes, com 21 escalas no Porto da capital que trouxeram uma média de 73 mil turistas de todo o mundo para movimentar R$43 milhões da economia alagoana.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), André Santos, as ações estratégicas de gestão e marketing trouxeram ainda mais destaque para o turismo local. “Os índices que a gente vê hoje em dia dão ânimo para os empresários investirem, expandirem seus negócios e gerarem empregos. O panorama para os próximos anos é positivo e isso fortalecerá cada vez mais o trade turístico”, destacou o presidente da ABIH-AL.

Com a concessão de incentivos fiscais e locacionais, o governo do estado promove a expansão da rede hoteleira de Norte a Sul, do Litoral ao Sertão. Atualmente, além dos mais de 40 mil leitos disponíveis na rede hoteleira alagoana, outros 15 empreendimentos estão em construção para serem entregues nos próximos anos.



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