ESTE ANO
Alagoas registra cinco mortes por influenza e 203 casos da doença
Vacinação contra a influenza termina nesta quarta-feira no estado
Alagoas registra este ano 203 casos de influenza e cinco óbitos pela doença em pessoas residentes em Maceió, Limoeiro de Anadia, marechal Deodoro e São José da Laje. Os números são do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) e mostram a gravidade da doença, com a consequente importância de aderir à vacinação, cuja campanha termina nesta quarta-feira,31, conforme cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Os governos têm feito apelo para que a população a partir de 18 anos se vacine contra a gripe. Até esta segunda-feira, 29, o Ministério da Saúde revela que apenas 49% do público-alvo, ou 574.582 pessoas se vacinaram no país. Os números da vacina em Alagoas ainda serão atualizados para divulgação.
No ano passado, Alagoas registrou 79 casos confirmados de Influenza e 47 óbitos, conforme dados do Ministério da Saúde (MS).
De acordo com a assessora do PNI em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, a vacina contra a influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. “Por isso, não há motivos para deixar de se vacinar, uma vez que o imunizante contra a Influenza é seguro, evita a infecção dos tipos H1N1, H3N2 e Influenza B, além de suas complicações, que podem levar a internações e óbitos”, ressaltou.
Em Maceió, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió durante o dia e também em 15 Unidades que funcionam como Corujão da Saúde. Além disso, a população tem acesso ao imunizante nos pontos fixos:
Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h
Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h
Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h
Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h
Brota na Grota – das 9h às 16h.