SAÚDE

Tabagismo pode provocar mais de 50 doenças, alerta Sesau

O fumo é responsável por 90% dos casos de cânceres de pulmão
Por Agência Alagoas 31/05/2023 - 14:34

ACESSIBILIDADE

Olival Santos
Além de 12 tipos de cânceres, o fumante do sexo masculino pode ficar impotente e do sexo feminino, infértil
Além de 12 tipos de cânceres, o fumante do sexo masculino pode ficar impotente e do sexo feminino, infértil

Nesta quarta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta os alagoanos sobre os malefícios causados pela exposição ao cigarro, seja na forma ativa ou passiva. Isso porque, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é um dos fatores de risco para mais de 50 doenças, entre as respiratórias e o câncer.

Além de enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções, infarto agudo do miocárdio, hipertensão, aneurismas, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tromboses, o tabaco pode provocar pelo menos 12 tipos de cânceres. O fumante também pode desenvolver impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Por esta razão, evitar o uso do tabaco, bem como a exposição a ele – no caso do fumante passivo – é uma medida preventiva importante, conforme enfatiza a coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Eunice Canuto. “O fumo é responsável por 90% dos casos de cânceres de pulmão, além de diversas outras mazelas, como problemas cardíacos”, salienta.

Eunice Canuto destaca que, comparado aos não fumantes, as pessoas expostas ao tabagismo apresentam de duas a quatro vezes mais probabilidade de desenvolver doença coronariana, bem como AVC. “No caso do câncer de pulmão, os fumantes do sexo masculino têm o risco aumentado 23 vezes e os do sexo feminino, em 13 vezes. E os riscos de morrer por bronquite crônica e enfisema pulmonar aumentam entre 12 a 13 vezes no caso dos fumantes”, informa.


Encontrou algum erro? Entre em contato