ECONOMIA
Alagoas tem o quinto menor tempo do Brasil para abertura de empresas
Dados foram revelados no boletim quadrimestral do estudo Mapa de Empresas
O boletim quadrimestral do estudo Mapa de Empresas, produzido pelo Governo Federal e divulgado nesta quinta-feira, 1º, revela que Alagoas possui o quinto menor tempo médio de abertura de uma empresa no país, com uma média de 12 horas.
Segundo a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), esse é o menor tempo registrado ao longo da elaboração dos boletins e o menor na história do registro empresarial.
O tempo médio de abertura de empresas em Alagoas está 60% abaixo da média nacional, que é de um dia e seis horas (30 horas). O estado fica atrás apenas de Sergipe, Amazonas, Paraná e Mato Grosso nesse aspecto. Vale ressaltar que Sergipe, Amazonas e Paraná utilizam sistemas desenvolvidos a partir da interface alagoana, o Portal Facilita Alagoas.
O estudo considera o tempo de resposta para a consulta de viabilidade, que verifica se o nome da empresa e o local desejado podem ser utilizados, e o tempo para o registro empresarial, que envolve preenchimentos, geração do contrato de abertura, protocolização e análise por parte da Junta Comercial.
No último quadrimestre analisado, o tempo de consulta de viabilidade em Alagoas foi de 7 horas, enquanto o tempo de registro foi de 5 horas. O Mapa de Empresas considera apenas as naturezas jurídicas de registro das Juntas Comerciais.
Publicidade