AUXÍLIO-SAÚDE

Servidores da Justiça Federal em AL realizam paralisação nesta terça e quarta

Ação é contrária a utilização de um novo auxílio-saúde cinco vezes mais caro
Por Bruno Fernandes 12/06/2023 - 11:05
Atualização: 12/06/2023 - 11:08
A- A+
Divulgação
Justiça Federal de Alagoas
Justiça Federal de Alagoas

Os servidores da Justiça Federal de Alagoas anunciaram uma paralisação dos serviços jurisdicionais para os dias 13 e 14 de junho, visando reivindicar a manutenção do auxílio-saúde. A concentração está marcada para as 10 horas, no Foro da Justiça Federal.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) estabeleceu um prazo até o dia 20 de junho para que os servidores realizem a migração sem carência para a autogestão de saúde chamada TRFMED.

O plano inicial do TRFMED tem um custo entre 4 e 5 vezes o valor do plano oferecido aos servidores de Alagoas, que é o da Unimed, contratado pela Associação dos Servidores da Justiça Federal de Alagoas (Assejuf-AL). Atualmente, os servidores recebem o benefício do auxílio-saúde no valor de R$ 579, pagando apenas uma complementação de R$ 149.

Desde 2020, o TRF-5 criou o TRFMED, sistema de autogestão de saúde que engloba as Seções Judiciárias dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Para manter esse sistema, o Tribunal está utilizando os recursos financeiros do auxílio-saúde. No entanto, essa medida resultará em prejuízos financeiros para os servidores de Alagoas e outros estados do Nordeste.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato