EDUCAÇÃO
Votação para reitor da Ufal termina nesta quarta-feira
Duas chapas estão na disputa pela consulta pública
Termina nesta quarta-feira (2) o processo de consulta eleitoral para a escolha do novo reitor ou reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para o quadriênio 2024-2028. Iniciada ontem (1°), a votação definirá a liderança da instituição pelos próximos quatro anos. O resultado do pleito será divulgado por volta das 21h desta quarta-feira.
Duas chapas estão na disputa pela consulta pública. A chapa 1, denominada "Ufal Plural: um novo tempo para a democracia", é liderada pela professora Rita de Cássia Souto, diretora da Faculdade de Letras (Fale), e pelo professor João Araújo Barros, diretor da Faculdade de Nutrição (Fanut). Já a chapa 2, intitulada "Avança, Ufal!", é encabeçada pelo atual reitor Josealdo Tonholo e tem como vice-reitora Eliane Cavalcanti.
O processo participativo de consulta à comunidade universitária tem uma longa tradição, iniciada na década de 1980, e abrange atualmente cerca de 30 mil pessoas que integram os quatro campi da Ufal – A.C. Simões, em Maceió; de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo; Arapiraca e do Sertão. As regras para o processo eleitoral são definidas pela Comissão Eleitoral, conforme o Regimento em vigor. Os conselheiros votarão para compor a lista tríplice, através de votação manifestada individual e oralmente.
A decisão final sobre o novo reitor ou reitora será referendada no Conselho Universitário (Consuni), cuja reunião está marcada para o dia 22 de agosto. A escolha democrática visa garantir a representatividade dos interesses da comunidade acadêmica nos rumos da Ufal, consolidando a importância desse processo para a instituição de ensino.
Publicidade