JUSTIÇA
Renan recorre ao CNMP após promotor negar pedido de informações sobre Veredas
Senador pediu informações sobre prestação de contas e balanços contábeis de resultados do HospitalO senador Renan Calheiros deu entrada nesta quinta-feira, 17, com uma representação junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o promotor de Justiça Givaldo de Barros Lessa, da 24ª Promotoria de Justiça da Capital.
relacionadas_esquerda
O motivo da ação é uma manifestação do dia 16 deste mês, na qual o promotor indeferiu, temporariamente, um pedido de informações de prestação de contas e balanços contábeis de resultados do Hospital Veredas, referentes ao período de 2016 a 2022. As informações seriam analisadas para esclarecer motivos que levaram a instituição a atrasar salários dos funcionários, como se tem demostrado nos últimos meses.
No parecer emitido pelo promotor, o pedido do senador foi indeferido com base na alegação de que o requerimento não atende aos requisitos legais e que algumas das informações solicitadas estariam em sigilo bancário e fiscal.
O promotor também argumentou que o pedido se mostrou genérico e desproporcional, demandando um trabalho adicional de análise e consolidação de dados que ultrapassaria a capacidade da 24ª Promotoria.
''Ocorre que mencionado pedido de informação foi realizado de maneira genérica, não descrevendo de forma delimitada o objeto do pedido, impossibilitando, portanto, a identificação e o móvel da referida solicitação. [...] Ademais, muitos dos documentos que guarnecem as prestações de contas são gravados de sigilo bancário e fiscal, fato que restringe o acesso público", diz trecho do documento com a negativa de informações.
Lira, Renan e Veredas
Historicamente, o Hospital Veredas acumula uma série de dívidas com os trabalhadores. Durante dezenas de vezes, a frente do estabelecimento de saúde foi palco para manifestações e cobranças e desde então, o senador passou a criticar a forte ligação que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem com Pauline Pereira, diretora financeira hospital e prima do deputado.
Ontem, por exemplo, durante visita aos Flexais, o senador disse, ao se referir à relação entre Arthur Lira e o hospital Veredas que "o presidente da Câmara dos Deputados (Arthur Lira) continua a lavar dinheiro no Hospital Veredas.”
Publicidade
Continua após a publicidade