APÓS 10 DIAS INTERNADO
Morre tenente da PM de Alagoas ferido em treinamento no DF
Abraão Taveira participava de curso de preparação de cães quando sofreu impacto na cabeçaO tenente da Polícia Militar de Alagoas, Abraão Taveira, de 39 anos, que se feriu em um treinamento no Distrito Federal no dia 30 de agosto, morreu nesta sexta-feira, 8. O militar ficou 10 dias internado na UTI do Hospital de Base, em Brasília, em estado grave. A 1° Delegacia de Polícia (Asa Sul) investiga o caso.
Abraão Taveira participou de um Curso de Cinotecnia, destinado à preparação de cães, ministrado pela PMDF e com uma das etapas coordenadas pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. No dia 30 de agosto, os alunos estavam no Centro de Treinamento Operacional (CTO) dos bombeiros, onde passaram por uma atividade que consistia em serem vendados e inseridos em um tubo submerso em água.
Conforme relatado pelos militares presentes, durante essa atividade, o tenente sofreu um impacto na cabeça e ficou submerso na água por alguns minutos. Ao ser resgatado do tubo, encontrava-se em parada cardiorrespiratória.
Por aproximadamente 38 minutos, os socorristas trabalharam na tentativa de reanimá-lo. O oficial foi transportado em estado crítico para o Hospital de Base de Brasília.relacionadas_direita
Segundo alguns dos participantes, a instrução conduzida pelos bombeiros foi considerada desnecessária e alguns até descreveram a experiência como "tortura". Além do tenente de Alagoas, outros participantes também sofreram lesões durante a atividade.
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal informou, em comunicado oficial, que o tenente foi prontamente retirado do local onde ocorreu o incidente.
O comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, anunciou que, em conjunto com o secretário de Segurança Pública, nomeou um grupo de trabalho para acompanhar as investigações em curso pelas instituições de segurança pública do Distrito Federal. A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas emitiu um comunicado solicitando esclarecimentos sobre as circunstâncias que levaram ao acidente com o tenente.
A Polícia Militar de Alagoas divulgou uma nota de pesar na sexta-feira em relação ao falecimento do tenente Abraão Taveira.
Publicidade
Continua após a publicidade