POLÍTICA

MDB de Renan e PP de Arthur Lira lutam para aumentar número de filiados

PT de Lula e PL de Bolsonaro ficam para trás; partidos não atraem eleitores alagoanos
Por Odilon Rios - Especial para o EXTRA 12/11/2023 - 10:43
A- A+
Divulgação
Renan e Lira
Renan e Lira

A disputa por filiados aos partidos em Alagoas passa bem longe da representação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou seu rival, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Quem manda mesmo neste momento são as duas lideranças que polarizam a guerra pelo comando do Estado para os próximos anos: o senador Renan Calheiros (MDB) e o presidente da Câmara Arthur Lira (PP). 

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até outubro, o MDB dos Calheiros liderava em número de filiados: 18.033. Colado vem o PP, de Lira, com 17.993. O PSB é sigla-satélite do Palácio República dos Palmares e é encabeçado pela filha do governador, Paula Dantas. 

Está em terceiro na quantidade de filiados: 12.885. Em quarto, o PSDB, hoje na composição de JHC, aliado de Arthur Lira: 12.132 filiados. O Podemos é presidido pelo senador Rodrigo Cunha, do grupo de Lira. Tem 11.230 filiados. Apesar de atropelado na eleição ao Governo e hoje com seu presidente Roberto Jefferson preso, o PTB tem 11.210 filiados em Alagoas. 

Na sucessão, o União Brasil, onde quem manda é Arthur Lira, ou melhor, seu assessor Luciano Cavalcante, alvo da Operação Hefesto, da Polícia Federal, que investigou superfaturamento de equipamentos de robótica para escolas públicas em Alagoas. Operação que recolheu provas depois invalidadas por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia na íntegra no EXTRA nas bancas!

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato