ÍNDICE STONE

Vendas no varejo de Alagoas têm queda de 9,4% em outubro

Dados são baseados em transações via cartões, voucher e Pix,
Por Redação 13/11/2023 - 10:05
A- A+
Agência Alagoas/arquivo
Movimentação no varejo, em Maceió
Movimentação no varejo, em Maceió

Seguindo a tendência de declínio, as vendas no varejo em Alagoas apresentaram uma baixa significativa de 9,4% em outubro, comparadas ao mesmo período do ano anterior, revela nesta segunda-feira, 13, o Índice de Atividade Econômica Stone Varejo.

Em análise mensal ajustada nacional, o volume de vendas também diminuiu 2,8%, aprofundando a queda após o crescimento de 1,9% (dado revisado) em setembro. O índice, baseado em transações via cartões, voucher e Pix, destaca a área de livros, jornais, revistas e papelaria como a mais afetada, com uma queda de 9,1%.

Entre os setores mais impactados, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram uma retração significativa de 6,7%, seguidos por tecidos, vestuário e calçados (-6%), artigos farmacêuticos (-1,6%), móveis e eletrodomésticos (-0,6%), e material de construção (-0,4%).

Na análise por estados, Alagoas (-9,4%) figura entre os seis estados com maiores quedas, ao lado de Amapá, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

O pesquisador econômico da Stone, Matheus Calvelli, destaca a perspectiva desafiadora para o fechamento do ano, revisando a expectativa anterior de melhoria para um cenário de estabilidade, porém com cautela. “Os resultados obtidos nesta edição revelam uma perspectiva desafiadora para o fechamento do ano”.

A influência da inflação elevada seguida por taxas de juros altas impactou consideravelmente o poder de compra das famílias, resultando em resultados abaixo dos níveis de 2022 ao longo do ano. Calvelli ressalta que o Índice Stone reflete a realidade dos pequenos e médios empreendedores, proporcionando uma visão diferenciada do mercado em comparação com dados macroeconômicos.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato