LEVANTAMENTO

Número de estupros aumenta 21,1% em Alagoas, com 425 em seis meses

Dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Por Redação 13/11/2023 - 19:18
Atualização: 14/11/2023 - 08:28
A- A+
Ilustração
Feminicídio
Feminicídio

Alagoas registrou 425 ocorrências de estupro no primeiro semestre de 2023, segundo dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta segunda-feira, 13. O número representa um crescimento de 1,7% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 21,1% comparado a 2019, primeiro ano da base de dados.

A nível nacional, as delegacias no Brasil registraram 34 mil ocorrências de estupro no primeiro semestre de 2023. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve o crescimento de 14,9% na quantidade de casos. Isso significa que a cada 8 minutos uma menina ou mulher foi violentada.

relacionadas_esquerda

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a maior parte das vítimas de abuso sexual são crianças, e o local onde essa violência ocorre é dentro das próprias casas, com autoria de pessoas conhecidas das vítimas, geralmente familiares.

Ainda de acordo com o relatório foram registrados 13 casos de feminicídio e 30 de homicídio doloso tendo como vítimas mulheres em Alagoas no primeiro semestre desse ano. Os números representam uma diminuição de até 50% se comparado ao primeiro ano da base de dados, que foi 2019.

Em caso de violência, denuncie

Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 190 e denuncie.

Também é possível realizar denúncias pelo número 180 -- Central de Atendimento à Mulher -- e do Disque 100, que apura violações aos direitos humanos.

Há ainda o aplicativo Direitos Humanos Brasil e através da página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Vítimas de violência doméstica podem fazer a denúncia em até seis meses.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato