BAIRROS AFUNDANDO
Cenário de colapso de todas as cavidades da Braskem era considerado desde 2019
Estabilização dos buracos deixados pela extração de sal-gema foi dita, na época, sem garantiasDocumentos técnicos da Braskem mostraram que, pelo menos desde novembro de 2019, já existia a possibilidade do colapso de todas as cavidades da petroquímica em Maceió. A informação foi divulgada na quinta-feira, 21, pelo Observatório da Mineração
Segundo os documentos analisados na publicação, a estabilização dos buracos deixados pela extração de sal-gema foi assinalada, na época, como complexa e sem garantias.relacionadas_esquerda
O parecer técnico 01 de 29 de novembro de 2019, elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) da Agência Nacional de Mineração designado para tratar do caso Braskem, também enfatizou a complexidade da situação.
O documento ressalta a incerteza quanto à estabilização das cavidades, mesmo aquelas que ainda permanecem na camada de halita. O GT considerou relevante antever os cenários técnicos e econômicos associados ao colapso de todas as cavidades, visando embasar futuras decisões.
"O GT julgou relevante o conhecimento de cenários associados com o colapso de todas as cavidades, em seus aspectos técnicos e econômicos, como forma de subsidiar possíveis futuras decisões", destaca o parecer.
Diante do cenário, entre as recomendações feitas pelo GT consta a necessidade de a Braskem apresentar “estudo, com modelamento e simulação do cenário de ocorrência do colapso generalizado e progressivo de todas as cavidades instáveis, incluindo a interação destas com as demais cavidades e seus efeitos em toda a superfície delimitada como zona de risco, conforme definida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Defesa Civil”.
Nota da Braskem
A Braskem esclarece que em 2019 ainda havia discussão sobre as soluções mais adequadas para a estabilização das cavidades. Naquele momento, a Agência Nacional de Mineração (ANM) exigiu a elaboração de um Plano de Fechamento de Mina, bem como a realização de um estudo sobre a possibilidade de colapso de cavidades. As exigências foram atendidas e aprovadas pela ANM.
Desde então, a Agência Nacional de Mineração emitiu dezenas de outros pareceres. Todos constam do processo minerário e demonstram o avanço nos estudos e os ajustes nas medidas para que se pudesse adotar a melhor solução técnica para cada cavidade. Portanto, o assunto tratado no Parecer Técnico Nº 1/2019 está superado.
A extração de sal-gema em Maceió foi totalmente encerrada em maio de 2019, e a Braskem vem adotando as medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal. O Plano de Fechamento de Mina registra 70% de avanço nas ações, e a conclusão dos trabalhos está prevista para meados de 2025. Os prazos são pactuados no âmbito do plano, que é regularmente reavaliado com a ANM.
Publicidade