SEGURANÇA

Réveillon: confira dicas para prevenir roubos de celulares

Cadastro no Alerta Celular ajuda a coibir roubos e furtos e facilita devolução de aparelhos roubados
Por Com Assessoria 29/12/2023 - 18:09

ACESSIBILIDADE

Vanessa Siqueira / Ascom SSP
Aplicativo Alerta Celular é opção para garantir devolução de aparelho em caso de roubo ou furto
Aplicativo Alerta Celular é opção para garantir devolução de aparelho em caso de roubo ou furto

Os aparelhos celulares são objetos de desejo de muitos criminosos, especialmente nas festas de fim de ano, quando as pessoas costumam sair mais e se distrair com as comemorações. Para evitar roubos e furtos de celulares, a Secretaria de Segurança Pública orienta seguir algumas dicas de segurança, como realizar o cadastro no site Alerta Celular.

O Alerta Celular é um serviço gratuito da SSP que permite aos usuários cadastrarem seus aparelhos telefônicos e informarem em caso de roubo ou furto. O objetivo é criar um banco de dados de celulares dos alagoanos e coibir a ação de assaltantes, dificultando a revenda de smartphones furtados ou roubados e facilitando a devolução dos itens aos proprietários.

Como fazer o cadastro no alerta celular?


Para participar do Alerta Celular, é preciso saber o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel) do seu aparelho, que é o número de identificação que todo celular possui na Anatel. Você pode descobrir o IMEI digitando *#06# no teclado de chamadas do seu smartphone. Depois, você deve registrar o aparelho na plataforma https://alertacelular.al.gov.br, fornecendo também o seu CPF, um e-mail válido e um telefone para contato. O cadastro é simples e pode ser concluído em menos de cinco minutos.

Em caso de roubo ou furto, você deve protocolar uma ocorrência informando o número de IMEI do aparelho cadastrado. Assim, o sistema identifica o seu cadastro e fará um alerta como roubado ou furtado. A polícia, durante as abordagens e investigações, poderá consultar o Alerta Celular e identificar o seu aparelho e, consequentemente, devolvê-lo.

Outras dicas que irão ajudar a proteger seu aparelho são:


- Evite usar o celular em locais públicos, especialmente se estiver sozinho ou à noite. Se precisar fazer uma ligação ou enviar uma mensagem, procure um lugar seguro e iluminado, como uma loja ou um posto policial;

- Não deixe o celular à mostra em bolsas, mochilas e bolsos. Guarde-o em um compartimento fechado e de difícil acesso. Se possível, use uma capa protetora que não chame a atenção para o aparelho;

- Ative os recursos de bloqueio e rastreamento do seu celular, como o código PIN, a senha, a impressão digital ou o reconhecimento facial. Assim, se o celular for roubado ou furtado, você poderá impedir o acesso aos seus dados e tentar localizar o aparelho.

A Segurança Pública ainda orienta a população que, ao presenciar ou for vítima de algum crime, ligue para o 190 da Polícia Militar para solicitar ajuda imediata. Ou, se preferir, pode denunciar anonimamente pelo Disque-denúncia, 181. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. Sua colaboração é muito importante para combater a violência e garantir a segurança de todos.

Delegacia Virtual


Caso necessite registrar um boletim de ocorrência, acesse o site da Polícia Civil (pc.al.gov.br) ou o da Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sinesp.gov.br) e selecione o estado de Alagoas, de onde será encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso da ferramenta. Ao prosseguir, serão dadas as opções da ocorrência que deve ser escolhida. O usuário deverá efetuar o login no sistema gov.br (ou criar um login, caso ainda não possua). Em seguida, deverá preencher os dados conforme as perguntas que vão sendo feitas na página.

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