RACHADURAS

Serviço Geológico considera atividade de mineração como causa dos danos em imóveis de Craíbas

Relatório descarta causas naturais e aponta explosões da Mineradora Vale Verde com grande potencial para provocar danos
Por Tamara Albuquerque 17/01/2024 - 13:22

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Mineradora Vale Verde, em Craíbas
Mineradora Vale Verde, em Craíbas

Danos verificados em residências no município de Craíbas (AL) podem ser resultado das atividades da Mineração Vale Verde (MVV), empresa localizada no Povoado Serrote e que utiliza explosões para extrair matéria-prima. A possibilidade é citada em relatório do Serviço Geológico do Brasil que desenvolveu estudo em 95 imóveis nos sítios Pichilinga, Lagoa do Mel, Torrões e Umbuzeiro, todos na zona rural de Craíbas. 

Segundo o relatório, assinado pelos pesquisadores Bruno Elldorf e Gilmar Pauli Dias, constatou-se rachaduras em paredes, pisos e outros ambientes em residências nos sítios e também em outros imóveis, como uma igreja. Os danos foram classificados de acordo com a abertura e comprimento de fissuras, trincas e rachaduras.

O estudo mostra que, possivelmente, a causa dos danos são as explosões realizadas pela mineradora. As fissuras começaram a aparecer há mais de um ano nas estruturas dos imóveis residenciais.

A investigação sobre o caso teve início após uma inspeção da Justiça Federal em Arapiraca, em novembro de 2023, em resposta a uma ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU) em Alagoas. A visita contou com a participação de técnicos de órgãos como a Agência Nacional de Mineração (ANM), Advocacia-Geral da União (AGU), Defesa Civil Nacional, Defesa Civil Estadual e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). 

O estudo indicou que, geologicamente, o município está em uma área com sistemas de falhamentos e atividades sísmicas de baixa magnitude. Contudo, o relevo da região não sugere movimentos de massa que justifiquem tais danos. Os técnicos concluíram que "os danos registrados nas moradias não estão relacionados às características geológicas e geotécnicas da região, não sendo possível correlacioná-los ao padrão construtivo dos imóveis".

A Mineração Vale Verde (MVV) nega relação de suas atividades com os danos nos imóveis, assegurando que mantém práticas ambientais rigorosas, em conformidade com a legislação brasileira e padrões internacionais de ESG.


Encontrou algum erro? Entre em contato