FENÔMENO EL NIÑO

Temperatura em Alagoas continuará alta pelos próximos três meses

Estimativa é da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas
Por Redação 04/03/2024 - 08:54

ACESSIBILIDADE

© Fernando Frazão/Agência Brasil
Temperaturas devem continuar elevadas pelos próximos três meses
Temperaturas devem continuar elevadas pelos próximos três meses

Alagoas deve continuar enfrentando um período de calor intenso, com as temperaturas do ar permanecendo acima da média durante os meses de março, abril e maio, conforme apontado por dados disponibilizados nesta segunda-feira, 4, pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas.

"O El Niño é fator que aquece as águas do Oceano Pacífico, que contribui para a formação de uma massa de ar seco e quente, inibindo a formação de nuvens de chuva no Nordeste", explica Bárbara Alves, meteorologista da Sala de Alerta da SPDEN/Semarh.

Quanto às chuvas, a previsão para o próximo trimestre aponta maior probabilidade de precipitações abaixo da média no Sertão e Sertão do São Francisco, enquanto nas demais áreas espera-se chuvas dentro da faixa normal.

Apesar do aumento térmico, a posição geográfica de Alagoas confere certa vantagem em relação a outras regiões do país, minimizando os impactos.

Alagoanos com as temperaturas mais altas do Brasil

No último domingo. 3, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a lista dos municípios com as temperaturas mais elevadas do Brasil, destacando Pão de Açúcar, Arapiraca e Palmeira dos Índios, em Alagoas.

No Sertão alagoano, Pão de Açúcar registrou 37.1ºC, conquistando a 11ª posição entre as cidades mais quentes do país. No Agreste, Arapiraca e Palmeira dos Índios não ficaram para trás, marcando 36.6ºC, ocupando respectivamente as 16ª e 17ª posições no ranking nacional de temperatura.

O levantamento do Inmet é realizado através de estações meteorológicas convencionais e automáticas. O destaque do dia foi o município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, que atingiu a marca de 38.8°C, seguido por Boa Vista, capital de Roraima, com 38.6ºC.


Encontrou algum erro? Entre em contato