EM BRASÍLIA
Rafael Brito reúne bancada da educação para planejamento de 2024
Parlamentares debateram pautas prioritárias que vão nortear os trabalhos da FrenteParlamentares, membros do conselho da Frente Parlamentar Mista da Educação, e organizações do terceiro setor e instituições representativas se reuniram, nesta terça-feira (5), para produzirem um compilado das ações que irão compor o planejamento para o ano de 2024. Do encontro, foram definidas as pautas prioritárias, entre elas estão o Plano Nacional de Educação (PNE), o Novo Ensino Médio, e o Sistema Nacional de Educação. As ações serão levadas para os coordenadores da Frente que conduzem o trabalho dentro do Congresso Nacional.
Na abertura do evento, o presidente da Frente, deputado Rafael Brito (MDB-AL), ressaltou a importância do encontro para definir as estratégias que a Bancada adotará. “Reunimos grandes nomes do setor para debater o desenvolvimento da educação no País. Vamos unir forças para que a nossa educação possa avançar”, destacou.
Entre os membros da Frente presentes, Pedro Uczai (PT-SC) participou da mesa que tratou sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), Pedro Campos (PSB-PE) e Thiago de Joaldo (PP-SE) na mesa que tratou sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e a professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), na mesa de primeira infância.
Os participantes foram divididos em 10 grupos para debaterem de forma transversal os seguintes temas: educação inclusiva, avaliações educacionais, desenvolvimento e valorização do professor, educação para relações étnico raciais e educação para Amazônia, financiamento da educação e infraestrutura, governança federativa, Plano Nacional de Educação, recuperação das aprendizagens, tecnologia e conectividades, e combate à violência nas escolas.