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Maternidade ainda é barreira no mercado de trabalho em Alagoas,diz pesquisa

Levantamento feito pela TIM revela que alagoanas perdem oportunidades de emprego por serem mães
Por Redação 08/03/2024 - 06:00

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Agência Brasil
Pesquisa da TIM aponta que maternidade ainda é barreira no mercado de trabalho
Pesquisa da TIM aponta que maternidade ainda é barreira no mercado de trabalho

Um levantamento feito pela TIM por meio da sua plataforma de pesquisas mostrou que 84% das alagoanas entrevistadas perderam (27%) ou conhecem alguém – familiar (34%) ou amigas (23%) – que perdeu uma oportunidade de emprego por ser mãe. O levantamento alcançou 305 clientes de planos pré-pagos, que responderam voluntariamente as questões.

Somente o fato de ser uma mulher também já afasta empregadores: 80% relatam não ter conseguido um trabalho por isso (31%) ou conhecem mulheres que passaram pela situação (49%).

O levantamento mostra ainda que 64% das pessoas respondentes admitiram ter experimentado ou testemunhado casos de machismo. Entretanto, evidenciando uma mudança de percepção social, 51% acreditam que o respeito às mulheres está crescendo, 30% afirmam que permanece inalterado e 9% observam uma diminuição.

A pesquisa foi aplicada no mês de janeiro pelo TIM Ads, que concede bônus para navegação na internet em troca de respostas. Os dados dos usuários são mantidos em sigilo e apenas o resultado final é publicado.

Leonardo Siqueira, diretor de data monetization da operadora, enfatiza a importância da plataforma para auxiliar a empresa em iniciativas: “criamos esse tipo de pesquisa com nossa base de clientes porque queremos estar alinhados com as mudanças sociais que precisam acontecer no país. A plataforma TIM Ads consegue se comunicar com os consumidores e, consequentemente, fornecer dados precisos e importantes sobre questões relevantes para a sociedade”, reforça.

Nesse contexto, projetos como o Mulheres Positivas são essenciais para ampliar a empregabilidade das brasileiras. A TIM lidera, desde 2021, o ecossistema em torno do app de mesmo nome – criado pela empresária Fabi Saad – que já conta com mais 200 empresas parceiras oferecendo cursos gratuitos de capacitação e oportunidades de trabalho para mulheres. O aplicativo é gratuito e sem consumo do pacote de dados para clientes da operadora.

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