CRIMES HEDIONDOS

Polícia Civil prende foragido da Justiça por latrocínio e estupro

Prisão ocorreu no Povoado Benedito, zona rural do município de Junqueiro
Por Com PC-AL 18/03/2024 - 08:17

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Homem algemado
Homem algemado

Na última sexta-feira (15), a equipe do Núcleo de Investigação Especial (NIESP), sob a coordenação do delegado Sidney Tenório, realizou a prisão de um homem de 37 anos, que estava foragido da justiça. O indivíduo é acusado dos crimes hediondos de estupro coletivo e latrocínio (roubo seguido de morte), ocorridos em São Sebastião, Alagoas, onde a vítima foi uma adolescente de 15 anos.

A prisão ocorreu no Povoado Benedito, zona rural do município de Junqueiro, cerca de 110km da capital alagoana. Os policiais civis do NIESP cumpriram um mandado de prisão preventiva emitido pela 16ª Vara Criminal da Capital / Execuções Penais. Segundo o delegado Sidney Tenório, a ordem de prisão datada de 2021 chegou ao conhecimento do Núcleo cerca de 60 dias atrás. Desde então, a equipe tem se dedicado ao caso, revisando os autos, realizando diversas pesquisas e diligências, resultando na localização e prisão do foragido na zona rural.

O acusado estava residindo com sua mãe no bairro Retiro, mas foi encontrado trabalhando no Povoado Benedito, vinculado a uma empresa terceirizada que presta serviços à Prefeitura local. Ele foi condenado a 30 anos de prisão em 2011. Durante a abordagem policial, o acusado preferiu permanecer em silêncio e foi conduzido à Delegacia Regional de São Miguel dos Campos. No sábado (16), ele passou por uma audiência de custódia e agora retornará ao sistema prisional de Alagoas.

O delegado Tenório enfatizou que o sucesso da operação contou com o apoio tecnológico disponibilizado pela Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas.

 Crimes

De acordo com a denúncia do Ministério Público, em 1º de março de 2005, o acusado, na época com 18 anos, e outros quatro indivíduos, após consumirem bebidas alcoólicas em bares locais, convenceram a vítima, que havia furtado a quantia de R$ 2.000,00 de parentes, a entrar em um veículo. Ela foi levada para um canavial próximo, onde foi estuprada por três dos cinco envolvidos, incluindo o capturado, que posteriormente participou das agressões físicas e do estrangulamento da vítima com um fio.

O corpo da adolescente foi abandonado no canavial, e o dinheiro roubado foi dividido entre os envolvidos. Três dos cinco acusados foram condenados a 30 anos de prisão em 2011, enquanto os outros dois, que não participaram do estupro coletivo, receberam uma sentença de 20 anos.

O capturado chegou a ser preso em 2005 durante o inquérito policial, mas foi solto após quatro meses. Ele foi localizado novamente e preso em 2013, permanecendo detido até 2018. Após ser posto em liberdade naquele ano, ele saiu do radar da justiça, sendo recapturado somente em 2021.

O delegado Tenório afirmou que o NIESP está comprometido em localizar e capturar outros foragidos da justiça alagoana, trabalhando em colaboração com as Delegacias de Polícia do interior do Estado, conforme determinação do delegado-geral, Gustavo Xavier, e com o apoio do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva.


Encontrou algum erro? Entre em contato