POLÍTICA/MACEIÓ

Pré-candidatura de Rafael Brito à prefeitura repercute nacionalmente

Trabalho pela educação projetou deputado; ministros e deputados federais declaram apoio
Por Assessoria 01/04/2024 - 13:52

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Brito assumiu recentemente a presidência da Frente Parlamentar Mista da Educação, em Brasília
Brito assumiu recentemente a presidência da Frente Parlamentar Mista da Educação, em Brasília

Após implementar mais de 10 programas quando esteve à frente da Secretaria de Educação de em Alagoas e de ser escolhido Presidente da Frente Parlamentar Mista pela Educação, Rafael Brito se tornou oficialmente, na última segunda-feira, 25, pré-candidato à prefeitura de Maceió pelo MDB. O anúncio ganhou repercussão nacional, entre ministros e deputados.

“Rafael foi um dos melhores secretários de Educação de todo o país. Além dos serviços prestados a Alagoas, agora ele tem feito um excelente trabalho também na Câmara”, falou o Ministro das Cidades, Jader Filho (MDB/PA).

O deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), presidente do MDB nacional, ressaltou que Rafael Brito é um dos deputados mais respeitados do Congresso Nacional. “Rafael é uma grande referência do Brasil quando se fala em Educação. Não é à toa que o Cartão Escola 10, implementado por ele em Alagoas, foi a base para o novo programa Pé de Meia do Governo Federal, para reduzir a evasão escolar no Brasil. Isso é motivo de orgulho para o MDB. Tenho certeza que a candidatura do Rafael qualifica o debate para uma gestão pública melhor”, afirmou o deputado.

Para o Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB/AL), o pré-candidato foi uma peça chave na sua equipe de gestão no Governo de Alagoas. “Ele foi essencial na estrutura do governo. Queremos, com o Brito, fazer de Maceió o exemplo entre as capitais, da mesma maneira como Alagoas é para o Brasil”, ressaltou Renan Filho.

De acordo com a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB/MS), Rafael Brito é um jovem talento que traz esperança para o futuro do Brasil. “Rafael tem uma preocupação com o Brasil, com o social, e especialmente com a educação. O Cartão Escola 10, programa que ele implantou em Alagoas e que eu adotei como proposta quando fui candidata à presidência da república, foi referência para o programa Pé-de-Meia, pelo Governo Federal. É por tudo isso que eu apoio com entusiasmo a sua pré-candidatura. Nós precisamos de mais jovens como Rafael governando os destinos do nosso país”, disse a ministra.

Trajetória


Rafael Brito (MDB/AL) já foi Secretário de Educação de Alagoas, quando implementou o programa Cartão Escola 10, em 2021, uma das iniciativas que inspirou o Pé-de-Meia, a poupança do ensino médio do Governo Federal.

Em sua trajetória como Secretário de Educação de Alagoas, Rafael Brito implementou mais de 10 programas inovadores pelo desenvolvimento do ensino público e a valorização dos servidores da educação. Entre os projetos de destaque, além do Cartão Escola 10, estão o Professor Mentor e o Mais Merenda. O primeiro concedeu bolsas de R$ 1.500 para professores que passaram a realizar um acompanhamento constante dos alunos, assumindo a mentoria de suas vidas escolares.

Na contramão da realidade de outros estados, em Alagoas, o programa Mais Merenda triplicou o valor repassado para a merenda escolar, com aporte inédito adicional de R$20,3 milhões.

Recentemente, assumiu a presidência da Frente Parlamentar Mista da Educação, em Brasília. Formada por deputados e senadores, a Frente tem como objetivo promover a discussão e o aprimoramento da legislação brasileira e de políticas públicas voltadas para a Educação.

Quando secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Brito conquistou o primeiro voo Maceió- Portugal, uma prospecção realizada para fomentar o turismo na capital. Na época, Maceió também conquistou o posto de destino mais vendido pelas operadoras de turismo do Brasil.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato