BALANÇO
Concurso Público Nacional em Alagoas: veja o nº de inscritos por cidade
Provas serão aplicadas no dia 5 de maio para mais de 30 mil alagoanosO Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), está na sua reta final. Em Alagoas, mais de 30 mil candidatos vão fazer as provas daqui a um mês, no dia 5 de maio. O governo federal divulgou nesta quinta-feira, 4, um balanço do número de inscritos em cada cidade onde o certame será aplicado.
As provas vão acontecer em duas cidades de Alagoas: Maceió, que conta com 23.397 inscritos, e Arapiraca, com 7.514 inscritos.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde serão aplicadas as provas. O documento solicita cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame.
A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, destaca a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades onde o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.
Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança.
Também para viabilizar a logística e a segurança do certame, houve a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.
No total, as provas serão aplicadas em 228 municípios do país, segundo o governo federal. Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.
Publicidade
Continua após a publicidade