REFORMA AGRÁRIA
AL: Incra confirma onclusão de demarcação em assentamento na usina Laginha
Acampados há mais de uma década somam cerca de 3 mil famíliasO superintendente substituto do Incra, José Ubiratan, revelou a finalização da demarcação de cerca de 12 mil hectares de terras, além do cadastramento das famílias acampadas e o início do levantamento dos imóveis para elaboração do laudo agronômico. O anúncio foi feito na quinta-feira, 18, durante reunião.
Representantes de órgãos federais e estaduais, incluindo o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Gilberto Coutinho, e o presidente do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, estiveram presentes. Lideranças de sete movimentos sociais do campo compartilharam um palanque improvisado num caminhão e discursaram à multidão.
Os trabalhadores, acampados há mais de uma década, somam cerca de 3 mil famílias ocupantes de 29 imóveis rurais da usina. O cadastramento em andamento indicará a capacidade de assentamento das famílias. Equipes do Incra estão na área desde o início da semana para a continuidade dos trabalhos técnicos.
As terras das usinas Guaxuma, em Coruripe, Uruba, em Atalaia, e Laginha têm sido reivindicadas por famílias de movimentos do campo desde 2012. Atualmente, sete movimentos reforçam a demanda pelas terras da Laginha.