PERÍODO CHUVOSO
Prefeitura faz ações de limpeza para diminuir estragos das chuvas
Desobstrução de tubulações, plano de contenção de encostas e podas de árvores são alguns serviçosCom o início do período de chuva, a Prefeitura de Maceió está fazendo manutenção das redes de esgoto, do plano para evitar deslizamentos de terra e também realizando podas de árvores, entre outras ações, com o intuito de reduzir os danos causados à população. As equipes da Defesa Civil Municipal continuam fazendo monitoramento, respondendo aos pedidos da população e enviando alertas para aqueles cadastrados no sistema de aviso.
Abrindo a quadra chuvosa, desde o último domingo (14), a Central De Atendimento do órgão recebeu 90 chamados, com maior solicitações nos bairros do Jacintinho, Feitosa e Chã da Jaqueira. O esperado para o todo o mês de abril é um acumulado de 194 mm, e até a última sexta-feira (19) já choveu 189 mm, o que representa 95% do volume total previsto.
No início do ano, ainda no Verão, a Defesa Civil de Maceió colocou em prática o Previne Maceió, plano que visa ações mitigadoras para enfrentar esse período, a exemplo de colocação de lona, encaminhamento de pontos que necessitam de obras de engenharia, entre outras ações desempenhadas com objetivo de diminuir os riscos e salvar vidas.
A pasta ainda tem atuado nas obras de proteção e contenção de encostas, o maior investimento da história da capital alagoana. Maria Patrícia da Silva mora na grota da Alegria, no Benedito Bentes, e relembrou os momentos difíceis que já passou devido ao medo de desabamento da barreira. “A gente não dormia. Eu quase perdi a minha filha e o meu filho. A sorte foi que eu tirei na hora e pensei que a minha casa caiu. Mas hoje, graças a Deus, a gente dorme sem medo”, revelou.
No total, foram investidos R$ 150 milhões nos serviços que garantem segurança aos maceioenses que habitam em áreas consideradas de risco. Desse valor, já foram aplicados R$ 50 milhões em mais de 20 localidades contempladas com as obras, como Chã da Jaqueira, Bebedouro, Jacintinho, Petrópolis, Benedito Bentes.
Em 2023, a Alurb foi decisiva para que os problemas fossem minimizados, trabalhando em cerca de 12 mil casos, entre podas, supressões e atendimentos emergenciais em vias, espaços públicos e grotas de Maceió. Ao todo, mais de 30 profissionais estão envolvidos no trabalho. Além dos agentes de limpeza, que são responsáveis pela realização da poda, os engenheiros agrônomos da Alurb também fazem a avaliação de cada árvore antes de serem podadas para comprovar a necessidade da execução do trabalho.
Após as fortes chuvas que atingiram a capital no início de abril, a Alurb já retirou cerca de 429 toneladas de lixo na foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida, derivados do descarte irregular por toda a cidade. A pasta mantém equipes fixas na região a fim de preservar o espaço público e o meio ambiente. Nos três primeiros meses deste ano, mais de 2.600 toneladas de lixo foram recolhidos nas praias.
No mesmo período do ano passado, em abril, as equipes de limpeza recolheram cerca de 3 mil toneladas de lixo, com a ajuda de tratores e caçambas, provenientes do descarte irregular em diversos pontos da cidade.