PETROBRAS
Lula antecipou a aliados em Alagoas que demitiria Prates, diz site
Exoneração de Prates foi confirmada por Lula na terça; Magda Chambriard foi escolhida
Na sexta-feira passada, durante um evento em Alagoas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu seus rivais políticos Arthur Lira e Renan Calheiros para entregar 914 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Nesse encontro, Lula informou aos aliados próximos sua decisão de demitir o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, sem especificar uma data. A notícia foi revelada hoje pelo jornal O Globo.
A exoneração de Prates foi confirmada por Lula na terça-feira, 14. Em seu lugar, foi escolhida Magda Chambriard, ex-diretora geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff.
A decisão de substituir Prates foi motivada pelo anúncio de uma postura mais cautelosa em relação aos dividendos da Petrobras, o que afetou negativamente as negociações das ações da empresa. No último balanço divulgado, a Petrobras anunciou a distribuição de R$ 13,45 bilhões em dividendos, enquanto suas ações registraram queda de 2% no pregão de terça-feira, 14.
A Petrobras emitiu uma nota informando que recebeu do presidente Prates uma solicitação para encerrar antecipadamente seu mandato como presidente da empresa, de forma negociada. Prates também manifestou sua intenção de renunciar ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.
Magda Chambriard, indicada para substituir Prates, é uma figura com vasta experiência no setor petrolífero. Com bacharelado em engenharia civil e mestrado em engenharia química pela UFRJ, Chambriard passou 22 anos na Petrobras e ocupou cargos importantes na ANP e na Alerj. Durante sua gestão na ANP, Chambriard enfrentou desafios como o vazamento de óleo na Bacia de Campos, tomando decisões que resultaram em multas pesadas para empresas do setor. Sua nomeação está sujeita à aprovação do Conselho de Administração da Petrobras.