DANÇA DAS CADEIRAS
Quem é Magda Chambriard, indicada para a presidência da Petrobras
Nomeação está sujeita à aprovação do Conselho de Administração da estatalMagda Chambriard, de 66 anos, foi indicada para a presidência da Petrobras, sucedendo Jean Paul Prates, demitido na noite de terça-feira, 14, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação de Chambriard, ex-diretora-geral da ANP, está sujeita à aprovação do Conselho de Administração da Petrobras.
Com bacharelado em engenharia civil e mestrado em engenharia química pela UFRJ, Chambriard possui vasta experiência no setor, tendo atuado por 22 anos na Petrobras, além de ocupar cargos importantes na ANP e na Alerj.
Durante sua gestão na ANP, Chambriard foi responsável por retomar os leilões de áreas petrolíferas e enfrentou desafios como o vazamento de óleo na Bacia de Campos. Suas decisões resultaram em multas pesadas para empresas do setor, gerando controvérsias.
Assumindo o comando da Petrobras, Chambriard será a segunda mulher a ocupar o cargo, sucedendo Graça Foster. Ela enfrentará a tarefa de aumentar os investimentos da estatal para impulsionar a geração de empregos e controlar os preços dos combustíveis, ao mesmo tempo, em que deverá garantir a confiança do mercado financeiro e a sustentabilidade da companhia, possivelmente revisando o plano de negócios para os próximos anos.