POLÍTICA
Lula consultou Gabrielli e Dilma sobre a Petrobras antes de demitir Prates
Decisão de substituir Prates foi tomada um dia após a divulgação do balanço trimestral da empresaAntes de decidir remover Jean Paul Prates do comando da Petrobras, o presidente Lula discutiu o futuro da companhia com o ex-presidente da estatal José Sergio Gabrielli, que presidiu a empresa de 2005 a 2012. Além disso, ele trocou ideias com a ex-presidente Dilma Rousseff, conforme informado por fontes ligadas ao Palácio do Planalto ao jornal “O Globo”.
A decisão de substituir Prates foi tomada um dia após a divulgação do balanço trimestral da empresa e enquanto o governo estava focado em responder às enchentes no Rio Grande do Sul.
Magda Chambriard, escolhida como presidente da Petrobras, é vista como uma profissional técnica e espera-se que assuma uma postura mais disciplinada na liderança da empresa. A saída de Jean Paul Prates do comando da Petrobras nesta terça-feira (14) fará com que a estatal tenha seu sexto presidente em pouco mais de 3 anos.
Desde abril de 2021, a petroleira já foi presidida por Roberto Castello Branco, Joaquim Silva e Luna, José Mauro Coelho, Caio Paes de Andrade e Jean Paul Prates.
A substituta Prates, Magda Chambriard, é engenheira e ex-funcionária da estatal. Comandou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) durante o governo Dilma Rousseff.
É vista pelo mercado como um quadro de perfil mais nacionalista do que Prates, que tentou equilibrar sua gestão atendendo a promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas sem assustar investidores privados.
Publicidade