DADOS
PM registra aumento em apreensões de armas nos cinco primeiros meses
CPRA foi a área que mais registrou apreensões de armas de fogo no interior de AlagoasA Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) registrou aumento de quase 10% na quantidade de armas apreendidas entre janeiro e maio de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram 630 armamentos retirados de circulação durante ocorrências policiais por todo o estado, 53 a mais que o mesmo período de 2023, quando foram registradas 577 apreensões de armas de fogo.
A área coberta pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) foi a que registrou o maior número. No total, 320 armas de diferentes modelos foram recolhidas entre janeiro e maio de 2024. O número representa um aumento de mais de 20% na quantidade de armamentos capturados se compararmos a 2023 (265). O CRPM abrange os batalhões que fazem segurança nos bairros de Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo e de Paripueira. Além disso, o Grande Comando também controla a gestão de todas as unidades especializadas da PM-AL.
O topo do ranking de apreensões ficou com o batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam). A unidade teve um aumento de quase 45% no registro de armas apreendidas entre janeiro e maio de 2024 - 110 armamentos. No mesmo período do ano passado, foram 76.
De acordo com o tenente-coronel Lima Lins, comandante da Rotam, os números são um reflexo do trabalho de padronização dos procedimentos adotados durante os atendimentos das ocorrências. “Nossos policiais são ensinados a buscar tudo que não se encaixa no cenário, a pensar fora do comum e isso traz os resultados. Estamos sempre na busca das exceções delitivas, com o olhar sempre atento e o faro cada vez mais forte. É o conhecimento diário dos mais de 20 anos de caça que nos torna incansáveis no combate à criminalidade”, destacou o oficial superior.