É DE GRAÇA!

Capacita Maceió qualifica 400 pessoas em dois meses

Cursos transformam a vida de moradores de comunidades da capital alagoana
Por Assessoria 13/07/2024 - 13:11

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Desde 2019, Cícera Patrícia possui um pequeno restaurante no Tabuleiro do Martins
Desde 2019, Cícera Patrícia possui um pequeno restaurante no Tabuleiro do Martins

Dois meses após o lançamento da plataforma de cursos Capacita Maceió, a iniciativa conta com cerca de 400 alunos. O programa da Prefeitura de Maceió, coordenado pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) em parceria com a Meta e com a Junior Achievement, se tornou uma oportunidade de expandir o conhecimento da população e valorizar currículos profissionais. Conheça clicando aqui.

Desde 2019, Cícera Patrícia possui um pequeno restaurante no Tabuleiro do Martins. No empreendimento, trabalham seu marido e os dois filhos do casal. Embora não possuam dívidas, ela sentia que o negócio estava estagnado. 

“Aprendi a delegar tarefas de maneira eficaz, o que melhorou a produtividade e a satisfação da minha equipe, que no caso é a minha própria família. Além disso, as aulas de marketing me ajudaram a entender melhor nosso público-alvo e a criar campanhas que realmente atraem clientes. Isso aumentou significativamente nosso movimento e, consequentemente, nosso faturamento. Estamos até pensando na possibilidade de contratar funcionários”, afirma Cícera.

A plataforma Capacita Maceió possui um curso voltado às mulheres, o Empreendedora Massa, que busca empoderar suas alunas com ensinamentos de liderança, gestão de tempo, economia e marketing para pequenos negócios.

João Gustavo, 18 anos, morador da Chã da Jaqueira, terminou o Ensino Médio no final de 2023. Segundo ele, um dos maiores problemas que enfrentou foi elaborar um currículo, já que não possuía experiência profissional.

“Na plataforma, há um curso específico que ajuda a elaborar currículos. Descobri que usava informações desnecessárias e a parte visual do documento era muito genérica. Provavelmente, os contratantes recebem uns 100 iguais todos os dias, então era só mais um na multidão. Nunca tinha sido chamado para nenhuma entrevista. Entendi que para quem não tem experiência, isso é uma tragédia. Coloquei em prática o conhecimento adquirido e agora tenho duas entrevistas marcadas para a próxima semana para vagas que eu estava de olho”, revela João.

A estudante Giovanna Lôbo, 20 anos, trabalha com a família em uma loja de roupas, no Centro da capital. Ela conta que o Capacita Maceió a ajudou na solução de problemas que enfrentava com as redes sociais do empreendimento.

“A plataforma me deu uma luz. Me perguntava há muito tempo o que estava fazendo de errado, porque as redes sociais da loja não cresciam e o engajamento era baixo. Com o curso de marketing digital, descobri que textão e foto horizontal são termos proibidos nas mídias sociais. A partir do momento que parti para os reels na vertical e inclui menos texto, os conteúdos meio que bombaram”, explicou Giovanna.


Encontrou algum erro? Entre em contato