MOBILIDADE URBANA

DMTT antecipa reunião que vai discutir circulação de ônibus na Ufal

Encontro vai acontecer nesta sexta-feira, às 10h, na Reitoria da universidade
Por Adja Alvorável e Ana Luíza Ambrózio/Estagiária sob supervisão 18/07/2024 - 20:10

ACESSIBILIDADE

Extra
Estudantes da Ufal fazem protesto contra ônibus integração
Estudantes da Ufal fazem protesto contra ônibus integração

Após o protesto dos estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) contra a retirada de circulação de oito linhas de dentro da universidade, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informou ao EXTRA que antecipou a reunião entre o órgão e a comunidade acadêmica para esta sexta-feira, 19, às 10h, na Reitoria da Ufal. O encontro, que vai discutir a mobilidade urbana no campus, estava marcado para a próxima terça-feira, 22.

Desde segunda-feira, 15, a linha 4000 - Circular UFAL foi criada para fazer o percurso dentro do campus e outras oito linhas passaram a não entrar mais na universidade. Com isso, a linha 4000 passou a circular em modelo de integração, levando passageiros da entrada da Ufal até o Observatório, que fica no final do campus. Segundo o DMTT, a linha 4000 foi criada para facilitar o acesso ao campus e dar agilidade aos sistema de transporte urbano.

"Foram feitos estudos no sentido de melhorar o transporte coletivo na universidade. Com essa discussão, que a gente vai continuar amanhã, a gente vai conseguir encontrar uma solução comum que a gente possa melhorar mais ainda a necessidade dos alunos", afirmou o superintendente adjunto do DMTT, Assis Constantino.

O DMTT já havia recebido representantes dos estudantes na terça-feira, 16, quando ficou definida a ampliação do trajeto da linha 4000 - Circular UFAL, "que já naquele dia passou a sair do campus, seguir até a antiga rotatória da PRF e retornar à universidade para o percurso interno", segundo o órgão.

"Houve uma reunião nessa semana e ficou marcada uma nova reunião para terça-feira, 22. O movimento solicitou que houvesse uma antecipação dessa reunião e a gestão concordou em voltar a discutir o assunto amanhã", disse Constantino.

Os estudantes relatam dificuldades com a implementação da nova linha e pedem que a medida seja desfeita. Segundo relatos, a linha integração, que deveria operar com intervalos de até 15 minutos, está demorando muito mais. Isso tem levado os alunos a preferirem caminhar até seus blocos em vez de esperar pelo ônibus. Além disso, alguns alunos estão tendo gastos extras, por precisar realizar mais de quatro viagens por dia.

O DMTT informou que, a pedido dos estudantes, será acrescentado mais um ônibus para a linha 4000 a partir de segunda-feira, 22. Segundo o órgão, os ônibus pegam os passageiros nos pontos externos à UFAL, "sem que haja a necessidade do estudante caminhar de um ponto para outro para ter acesso ao veículo". O DMTT acrescenta que tem atuado para melhorar a iluminação no entorno da universidade, incluindo os abrigos de ônibus localizados na entrada da instituição, em ambos os lados da Avenida Lourival de Melo Mota. 

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato