ESTUDO
Redução da população no Brasil começará por Alagoas, já em 2027, diz IBGE
Santa Catarina e Roraima serão os últimos a registrar queda populacionalAlagoas e Rio Grande do Sul serão os primeiros estados brasileiros a enfrentar a redução da população, a partir de 2027, segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira, 22.
O estudo "Projeções das Populações: Brasil e Unidades da Federação, Estimativas e Projeções Revisão 2024" revela que esse movimento ocorrerá em outras regiões do país nos próximos anos.
Embora a população brasileira como um todo comece a diminuir em 2042, outros 11 estados verão esse processo antecipado. Entre eles, o Rio de Janeiro, a partir de 2028, e Maranhão em 2035. Na sequência, Bahia, Piauí e São Paulo terão reduções populacionais em 2037, seguidos por Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte em 2039. Rondônia verá sua população diminuir em 2041.
Conforme as projeções do IBGE, Santa Catarina e Roraima serão os últimos a registrar queda populacional, apenas em 2064. Mato Grosso, por sua vez, é o único estado que, segundo o estudo, não enfrentará redução populacional até 2070.
O gerente de Projeções e Estimativas Populacionais do IBGE, Marcio Mitsuo Minamiguchi, explica que o envelhecimento da população é um dos fatores que contribuem para a diminuição demográfica no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Já em Alagoas, além da queda na taxa de fecundidade, há também o impacto da migração para outras regiões. O Mato Grosso, em contrapartida, atrai migrantes devido à expansão do agronegócio.