eleições 2024

TRE barra candidatos a vereador por irregularidades em Maceió; veja a lista

Motivos variam desde a ausência de quitação eleitoral até a condenação criminal
Por Redação 04/09/2024 - 05:36

ACESSIBILIDADE

Divulgação/TRE-AL
Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL)
Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL)

Até o momento, seis candidatos a vereador por Maceió tiveram suas candidaturas consideradas inaptas pela Justiça Eleitoral e estão impedidos de disputar as eleições deste ano. Os dados foram extraídos do portal DivulgaCand.

Entre os candidatos inaptos está Berg Holanda (Solidariedade), cujo nome oficial é Ottenberg Holanda Fonseca Paranhos, que optou renunciar à própria candidatura. 

Já Cícera do Lipe Laches (PSD), registrada como Maria Cícera da Silva, foi declarada inapta por ausência de quitação eleitoral, uma exigência para a participação nas eleições, conforme estabelecido pela legislação.

Pelo PSB, Fábio Rogério (Fabio Rogerio dos Santos Teixeira) teve sua candidatura impugnada após uma condenação por crime sexual, o que também resultou na sua inaptidão para concorrer.

Outros três candidatos enfrentaram problemas similares com a quitação eleitoral: Jhow Maclaren (Josenildo Tenório da Silva) da Federação PSDB Cidadania, Pimpolho é Show (José Erasmo do Nascimento) do PDT, e Rogério Dias (Rogério dos Santos Dias) do PSD, todos foram considerados inaptos pela mesma razão.

A quitação eleitoral é um requisito indispensável à Justiça Eleitoral, que demonstra que o candidato está em dia com seus direitos políticos e em conformidade com as obrigações. 

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato