PLANO DE SAÚDE

MP de Alagoas intervém e tenta conciliação entre Unimed e Arthur Ramos

Órgão fiscalizador marcou uma audiência de conciliação para tentar evitar encerramento do contrato
Por Bruno Fernandes 05/09/2024 - 08:31

ACESSIBILIDADE

Rede D’Or
Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió, tenta se descredenciar da Unimed
Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió, tenta se descredenciar da Unimed

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) marcou uma audiência de conciliação entre a Unimed Maceió e o Hospital Memorial Arthur Ramos, controlado pela Rede D'or. A audiência, que busca evitar a rescisão do contrato entre as partes, ocorrerá nesta quarta-feira, 5, às 11h30, na Sala do Colégio de Procuradores, no bairro do Poço, em Maceió, após a Unimed solicitar intervenção.

Conforme o Diário Oficial do MP, embora exista uma ação judicial em andamento na 11ª Vara Cível da Capital, o caso impacta diretamente os consumidores do plano de saúde, configurando interesse coletivo. A audiência pretende mediar uma solução entre as partes para evitar o encerramento do contrato, previsto para 7 de setembro.

O contrato entre a Unimed e o Hospital Memorial Arthur Ramos remonta à década de 1980, período em que o hospital era conhecido como "Hospital do SESI". Desde então, o contrato passou por dezoito aditivos, o último firmado em março deste ano. A relação entre as empresas se agravou após a aquisição do hospital pela Rede D'or em janeiro de 2022.

A Unimed alega que a nova administração do hospital impôs reajustes de preços considerados excessivos, os quais poderiam comprometer o equilíbrio financeiro da operadora. Em resposta à notificação de rescisão, recebida em junho, a Unimed acionou a Justiça, obtendo a prorrogação do contrato até 7 de setembro.

Apesar da decisão judicial favorável à prorrogação, a Unimed argumenta que o caso não considerou os possíveis impactos para os 178 mil beneficiários do plano de saúde. A operadora, então, recorreu ao Agravo Interno, questionando a rescisão e os riscos que ela poderia trazer para o atendimento de seus usuários. A audiência de conciliação do MP pode ser decisiva para evitar a interrupção dos serviços.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato