maceió
Defensoria cria estratégias para melhorar condições de vida dos idosos
Reunião contou com entidades para execução de políticas públicas
Durante reunião promovida pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) nessa quarta-feira, 4, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) assumiu o compromisso de apresentar, até o dia 15 de outubro, uma proposta de lei complementar para viabilizar investimentos emergenciais em Instituições de Longa Permanência para Idosos (IUPS) de Maceió.
À Secretaria Municipal de Assistência Social, por sua vez, foi requerido o pagamento de um incentivo mensal às IUPS que acolhem idosos, já que estas, que são instituições não governamentais sem fins lucrativos, atualmente, não recebem qualquer apoio financeiro do Município.
A reunião contou com a participação dos defensores públicos Lucas Monteiro Valença, João Augusto Sinhorin, e da assistente social da Defensoria Pública, Priscila Araújo.
Ainda neste mês, a Defensoria realizará uma nova reunião com representantes da Secretaria da Fazenda, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMUC) e do Gabinete Civil do Município para reforçar o pedido de apoio financeiro às IUPS. A Defensoria também levará o pedido à Secretaria de Assistência Social do Estado de Alagoas (Seades).
O Núcleo de Proteção Coletiva e o Núcleo do Idoso da Defensoria têm atuado junto ao Município de Maceió e ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa para fomentar a criação de um fluxo de encaminhamento de idosos para acolhimento, já que hoje é necessário contatar isoladamente cada uma das IUPIS em busca de vagas. Além disso, a DPE tem cobrado a execução de uma política pública voltada à melhoria das condições de vida dos idosos em situação de vulnerabilidade.