MUNÍCIPIOS DO INTERIOR

Solicitações de tropas federais para eleições em Alagoas aguardam decisão

Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Estrela de Alagoas, Junqueiro e Pindoba pedem reforços
Por Redação 08/09/2024 - 08:15

ACESSIBILIDADE

Divulgação/TRE-AL
Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL)
Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) recebeu pedidos para o envio de tropas federais durante as eleições municipais nas cidades de Pindoba, Marechal Deodoro, Junqueiro, Teotônio Vilela e Estrela de Alagoas. Esses pedidos foram encaminhados à Secretaria de Segurança Pública (SSP), que deve avaliar a capacidade de garantir a segurança nas localidades com as forças policiais estaduais.

O Procurador Eleitoral Federal, Marcelo Lobo, informou que a Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral e as forças policiais, incluindo a Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, estão coordenados para assegurar a presença de todos os recursos necessários antes e durante o dia da votação. A SSP precisa responder ao TRE sobre a viabilidade de assegurar a segurança apenas com as polícias estaduais. A decisão sobre o pedido será tomada pelo colegiado do TRE/AL com base na resposta da SSP.

Se a solicitação for rejeitada, é possível recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se aprovada, o TSE será informado para notificar o Exército Brasileiro.

Os pedidos de tropas federais foram feitos por partidos políticos e um juiz eleitoral devido a preocupações com possíveis incidentes de violência. O TRE/AL também pode solicitar uma análise rápida dos casos em cada cidade, embora o prazo para essa avaliação ainda não tenha sido definido. Até o momento, o TRE/AL já recebeu mais de 140 denúncias de supostas irregularidades.


Encontrou algum erro? Entre em contato