DINHEIRO

Mais de 11 milhões de brasileiros contam com plano de previdência privada

Dados alertam para a necessidade de estruturar um planejamento financeiro a longo prazo
Por Assessoria 17/09/2024 - 09:10

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Sicredi
Sicredi

Mais de 11,1 milhões de pessoas possuem previdência privada aberta no país. É o que mostra um levantamento feito pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). O resultado representa cerca de 10% da população brasileira, um crescimento relevante em relação ao ano de 2023. Com o aumento da expectativa de vida, a previsão do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico (IBGE) é de que mais de 30% dos brasileiros tenham acima de 60 anos.

Para Larissa Amaral, coordenadora de Serviços Compartilhados da Sicredi Expansão, os dados alertam para a necessidade de estruturar um planejamento financeiro a longo prazo, como, por exemplo, o plano de previdência privada. “Mais que um investimento para o futuro, os planos de previdência privada são um conjunto de soluções para cada momento de sua vida ou da vida de quem você ama. São aceitos nos planos tanto crianças, como idosos. O ideal é que se tenha um objetivo de acúmulo e um planejamento financeiro”.

A Sicredi dispõe dos planos PGBL e VGBL. Ambos têm o objetivo de garantir uma renda para o investidor no futuro. A grande diferença entre eles é a forma de tributação. O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é um produto ideal para quem faz declaração de Imposto de Renda pelo formulário completo, pois permite a dedução das contribuições da base de cálculo do IR de até 12% da renda bruta anual tributável para este público. Isso diminui o valor a pagar de IR ou pode aumentar a restituição. No resgate do produto PGBL, o imposto incide sobre o valor total resgatado (contribuições + rendimentos).

Enquanto o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é um produto ideal para quem faz declaração de Imposto de Renda pelo formulário simplificado, para quem é isento da declaração ou para quem já atingiu o limite de 12% de dedução. “Investindo em um plano de previdência privada na Sicredi Expansão, você pode fazer um planejamento financeiro de acordo com seu objetivo e perfil. Com a liberdade de definir o valor da contribuição, idade de saída, o tipo de plano, entre VGBL e PGBL, e o regime de tributação, entre regressivo ou progressivo. Além de contar com taxas de administração justas, e sem carregamento de entrada ou saída”, explica Larissa.

O plano atende a pessoas físicas e jurídicas, sendo adequado de acordo com as necessidades de cada cliente. É atrativo para a empresa, que conta com a redução de despesa operacional das contribuições feitas até o limite de 20% da folha salarial dos participantes do plano, política de gestão de pessoas e fundos com taxas atrativas. Além de servir muito bem para os colaboradores, que podem usufruir de benefício fiscal no PGBL, com a dedução do valor aplicado no ano da base de cálculo do IR, até o limite de 12% da renda bruta anual.

Para simular seu plano de previdência privada acesse o site da Sicredi Expansão clicando aqui e encontre a melhor solução para o seu perfil.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato