INUSITADO

Tubarão-lixa é visto nadando em águas rasas no litoral norte de Alagoas

Aparição desses animais é considerada extremante rara
Por Redação 24/09/2024 - 20:24

ACESSIBILIDADE

Instituto Biota de Conservação
Essa espécie pode crescer até três metros de comprimento e vive em recifes que chegam a 130 metros de profundidade.
Essa espécie pode crescer até três metros de comprimento e vive em recifes que chegam a 130 metros de profundidade.

No último fim de semana, na praia de Antunes, em Maragogi, litoral norte de Alagoas, pescadores foram surpreendidos por um tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) nadando em águas rasas. As imagens, divulgadas pelo Instituto Biota de Conservação, mostram o animal sozinho na área.

Segundo o biólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas, Cláudio Sampaio, em entrevista ao TNH1, a espécie é típica dos recifes do Atlântico, especialmente no Nordeste. No entanto, devido à pesca e à degradação dos recifes, o tubarão-lixa está ameaçado de extinção no Brasil.

O professor explicou que registros de um tubarão-lixa em águas rasas no litoral alagoano, como a situação do vídeo, são extremamente raras e conhecidas apenas na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Essa espécie pode crescer até três metros de comprimento e vive em recifes que chegam a 130 metros de profundidade. Além disso, são animais dóceis e tímidos, que se alimentam de lagostas, polvos e pequenos peixes.

Cláudio Sampaio também destacou que, por serem inofensivos e muitas vezes permanecerem imóveis, os tubarões-lixa atraem turistas que gostam de mergulhar ao lado deles.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato