BALNEABILIDADE

Litoral de Alagoas tem 97% das praias próprias para banho, afirma IMA

Banhistas devem evitar áreas próximas à foz de rios e riachos
Por Tamara Albuquerque 26/10/2024 - 15:19

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Turista observa a beleza da praia em Japaratinga
Turista observa a beleza da praia em Japaratinga

O final de semana está propício para o lazer nas praias de Alagoas. Além do tempo ensolarado, as maioria das praias está liberada para banho, segundo revela o boletim de balneabilidade elaborado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e divulgado na sexta-feira, 25.

Pelo relatório, 60 entre os 66 pontos de coleta de amostras da água em praias estão adequadas para o banhista. Apenas seis pontos são classificados com balneabilidade imprópria em razão da presença de coliformes fecais.

O maior número de praias adequadas para mergulho está no litoral Sul, que no boletim aparece com  95% de praias com boa balneabilidade. Apenas o trecho que fica a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, foi classificado impróprio para banho. 

No litoral norte, dois locais estão impróprios para banho. São pontos crônicos e não devem servir para lazer dos banhistas: o Rio Tatuamunha e a Praia de Maragogi, em frente a foz do Rio Persinunga. Em Maceió, de 20 praias analisadas apenas três, que fica nas Praias de Jatiúca, Pajuçara e Avenida, apresentaram índice alto da bactéria Escherichia coli por 100 ml, o que confere contaminação por coliformes fecais, sendo consideradas impróprias aos banhistas.


Encontrou algum erro? Entre em contato