ENTENDA
Nubank: clientes dizem que falha permitiu saque maior que o limite
Em nota, o Nubank informou que houve uma oscilação no sistema durante a madrugadaNesta sexta-feira, 8, clientes do Nubank usaram as redes sociais para relatar uma instabilidade no sistema do banco. Segundo as reclamações, caixas eletrônicos estariam permitindo saques de até R$ 1.000, mesmo para quem não tinha saldo disponível na conta.
Em nota, o Nubank informou que houve uma oscilação no sistema durante a madrugada, afetando temporariamente os saques, mas não especificou se a liberação de R$ 1.000 realmente aconteceu, como apontado nas redes sociais. A empresa explicou que não comenta casos individuais para preservar o sigilo bancário e ressaltou que quaisquer problemas são resolvidos diretamente com os clientes.
Além dos saques irregulares, alguns usuários também relataram outras falhas, como o recebimento de notificações de compras antigas, que já tinham sido cobradas em faturas anteriores. Entre as outras queixas estão a duplicação de contas, valores incorretos nas faturas de cartão de crédito, dificuldade para realizar compras e falhas no aplicativo do banco. Diante da repercussão, há vídeos de pessoas indo a caixas em postos de combustíveis para tentar realizar saques.
Vídeos nas redes sociais também mostraram caixas eletrônicos sendo cercados por viaturas policiais. Em um dos registros, um blindado da Polícia Militar do Rio de Janeiro aparece posicionado ao lado de um dos caixas.
O Banco24Horas, rede de caixas eletrônicos onde esses saques supostamente ocorreram, declarou em nota que:
"A empresa é uma rede de conexão entre instituições e seus clientes finais. As autorizações de saques são realizadas exclusivamente pelas próprias instituições financeiras e de pagamento.Todas as informações necessárias para apuração do ocorrido estão sendo fornecidas".