MANIFESTAÇÃO

Lira faz críticas ao Carrefour e fala em pautar “reciprocidade” na Câmara

O parlamentar afirma que há um 'protecionismo europeu, principalmente pela França'
Por Redação 25/11/2024 - 15:51
A- A+
Agência Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou duramente o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, durante sua participação no evento CNC Global Voices, promovido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), nesta segunda-feira, 25. A manifestação veio em resposta à declaração do executivo francês, que, em carta aberta, anunciou que a rede varejista não comprará carne do Mercosul, posicionamento que inclui o Brasil.

Lira classificou a fala como inaceitável e afirmou que espera uma retratação formal do CEO. “Não é possível que o CEO de um grupo importante como o Carrefour não se retrate de uma declaração de praticamente não contratar as proteínas animais advindas e oriundas da América do Sul. O Brasil, como Congresso Nacional, como os empresários e a população, tem que dar uma resposta clara”, declarou.

O presidente da Câmara também anunciou que o Legislativo discutirá medidas de “reciprocidade econômica” contra a França, sugerindo retaliações que protejam os interesses brasileiros no mercado internacional. Entre as ações mencionadas, Lira destacou a prioridade ao Projeto de Lei 1406/2024, que proíbe o governo brasileiro de firmar acordos internacionais que imponham restrições às exportações de produtos nacionais, como carnes e outras commodities agrícolas.

A crítica à rede francesa não estava originalmente prevista no discurso de Lira, que admitiu “quebrar o protocolo” ao abordar o tema. “A Câmara dos Deputados vai discutir e dar uma resposta clara sobre esse tipo de situação que afeta a economia brasileira e desrespeita os nossos produtos e nossa cadeia de produção”, afirmou.


Encontrou algum erro? Entre em contato