SEGURANÇA
Após acidente, prefeitura proíbe tráfego de ônibus na Serra da Barriga
Ônibus caiu de ribanceira e deixou 20 mortos e 28 feridosO trânsito de ônibus coletivo ou fretado na estrada de acesso à Serra da Barriga, no interior de Alagoas, está proibido, segundo anunciou nesta terça-feira, 3, o prefeito de União dos Palmares, Areski “Kil” Freitas Júnior (MDB). A medida acontece após um ônibus despencar de uma ribanceira e deixar 20 mortos e mais de 30 feridos.
O prefeito não deixou claro se a medida é definitiva ou provisória. De acordo com a publicação, a circulação e o estacionamento na via serão permitidos exclusivamente para automóveis de passeio, veículos de transporte de pequeno porte, como vans e micro-ônibus e motocicletas.
Para acessar a via, os veículos devem estar licenciados e possuir condições técnicas adequadas para tráfego em vias de grande inclinação e trajetos sinuosos. A prefeitura afirma que o descumprimento das medidas ocasionará em penalidades previstas no legislação de trânsito.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo para receber orientações para visitação à Serra da Barriga. O contato pode ser feito através do telefone (82) 99657-5789.
O acidente
O acidente aconteceu no domingo, 24 de novembro, quando os passageiros seguiam para o Memorial Quilombo dos Palmares para um programação em alusão ao Mês da Consciência Negra. O veículo subia a serra quando apresentou uma falha mecânica, despencando de uma ribanceira de 20 metros.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil, mas as condições da estrada, que fica em local íngreme e de difícil acesso, e a falta de sinalização adequada podem ter contribuído para o acidente. O episódio reacendeu discussões sobre a segurança e o histórico de dificuldades de acesso ao Memorial.