ALERTA
Pesquisadores investigam morte de peixes na Lagoa Mundaú, em Maceió
Amostras de água foram coletadas para investigação das possíveis causasPesquisadores do Programa Laguna Viva detectaram, nesta quarta-feira, 4, diversos peixes mortos na Lagoa Mundaú, em Maceió. Amostras de água foram coletadas para investigação das possíveis causas.
O projeto de monitoramento ambiental da Lagoa Mundaú é realizado pela Universidade Federal de Alagoas. No momento da descoberta, os pesquisadores estavam realizando atividades de monitoramento de rotina, quando identificaram os peixes mortos.
O coordenador do projeto, Emerson Soares, explicou que a análise das amostras incluirá a presença de metais pesados, poluentes emergentes e parâmetros físico-químicos. Além disso, serão examinados os tecidos, as células e as enzimas dos peixes para identificar o possível produto responsável pela morte dos animais.
Segundo ele, qualquer alteração ambiental, como chuva, altas temperaturas e a grande quantidade de matéria orgânica oriunda dos esgotos, pode provocar o “revolvimento do fundo”. Esse fenômeno libera gases que comprometem a qualidade da água e impactam diretamente a vida dos peixes.
Ainda segundo Emerson, o relatório conclusivo deverá ficar pronto em 10 a 20 dias. Além disso, foram encontradas evidências de extração de areia na lagoa, realizada com o uso de balsas.