Aviação alagoana

Alagoas registrou em uma década 21 colisões de aeronaves com pássaros

Eventos registrados pelo Cenipa foram considerados incidentes, sem vítimas ou graves danos
Por Tamara Albuquerque 29/12/2024 - 14:51

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Aeroporto Zumbi dos Palmares
Aeroporto Zumbi dos Palmares

A aviação brasileira enfrenta riscos de pequenas colisões com pássaros e nos últimos 10 anos, segundo dados do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, resultam em incidentes que causam pequenas avarias e muitas aeronaves continuam plano de voo sem assombro. Em Alagoas, o sistema, que é uma ferramenta desenvolvida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB), registra 21 incidentes de colisão com pássaros.

O número só é superior ao registrado no Rio Grande do Norte, com 7 casos, e em Sergipe com 13 incidentes. No total, tripulantes de aeronave na região Nordeste reportaram nos últimos 10 anos a região Nordeste 404 casos de colisões com pássaros. A aviação cearense enfrentou 67 colisões; Bahia: 122; Maranhão 30; Paraíba 26; Pernambuco 85; Piauí 33; Rio Grande do Norte 7; e Sergipe 13.

Essas colisões resultaram em ocorrências classificadas como incidentes, o que as enquadram em um grau de criticidade menor, ou seja, não feriu gravemente ninguém, ou representou grandes danos à aeronave. Porém, é possível que uma colisão com pássaro seja fator que contribua para um acidente de grandes proporções, especialmente se ocasionar problemas com o acionamento do trem de pouso.

A explosão de um avião que deixou 179 mortos na Coreia do Sul é o desastre aéreo mais mortal do mundo desde outubro de 2018, aponta o banco de dados da Aviation Safety Network. O acidente ocorreu às 9h03 deste domingo, pelo horário local, no aeroporto da cidade de Muan (21h03 de sábado, no Brasil). Segundo as autoridades, o avião saiu da pista logo após o pouso e bateu contra uma barreira de concreto nas proximidades do terminal.

Imagens exibidas por emissoras locais mostram o avião deslizando pela pista com o trem de pouso aparentemente recolhido antes de colidir contra o muro. A tripulação do Boeing 737-800 da Jeju Air, que bateu contra um muro do Aeroporto Internacional de Muan foi alertada pela torre de controle sobre o risco de colisão com pássaros antes de tentar pousar, disse o Ministério dos Transportes sul-coreano. O voo Boeing 737-800 tinha 181 pessoas a bordo, sendo 175 passageiros e seis integrantes da tripulação, e saiu de Bangkok, na Tailândia.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato