alagoas
Defesa Civil diz que não há risco de transbordamento de rios após chuvas
Alagamentos registrados no interior foram atribuídos à drenagem insuficienteApós as chuvas do último final de semana, a Defesa Civil Estadual garantiu que não há risco de transbordamento de rios em Alagoas. O balanço foi apresentado nesta segunda-feira, 13, pelo coordenador Moisés Melo, em entrevista à TV Pajuçara.
De acordo com Melo, os alagamentos registrados em algumas cidades do estado ocorreram devido à falha nos sistemas de drenagem, e não por enchentes de rios. "Todos os nossos rios, como Ipanema, Paraíba, Mundaú e Jacuípe, estão dentro da normalidade", disse.
E esclareceu: "O que vimos foram eventos extremos de chuvas que a drenagem não conseguiu suportar". Ele ainda reforçou que os rios são monitorados 24 horas por dia e que a formação de nuvens que causava preocupação já se deslocou para o oceano.
No entanto, o meteorologista Vinicius Pinho alertou para a possibilidade de novas chuvas intensas durante a semana, especialmente nas regiões do Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco.
"Essa chuva é característica de verão: com grande desenvolvimento vertical, volume alto em curto tempo e, muitas vezes, acompanhada de ventos fortes, raios e granizo", explicou Pinho.