ANÁLISE

"Político habilidoso", diz analista Marcelo Bastos sobre Biu de Lira

Analista Marcelo Bastos faz uma breve análise sobre a trajetória de Biu de Lira
Por José Fernando Martins 14/01/2025 - 09:44
A- A+
Assessoria
Prefeito Benedito de Lira e o filho Arthur Lira
Prefeito Benedito de Lira e o filho Arthur Lira

O analista político Marcelo Bastos fez uma análise sobre a trajetória do ex-senador e prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira, o Biu, que faleceu nesta terça-feira, 14, destacando sua longa e influente carreira na política alagoana. 

Natural de Junqueiro, Biu de Lira iniciou sua vida pública como vereador na cidade natal, Junqueiro e, posteriormente, transferiu-se para Maceió, onde se envolveu com a comunidade do Vergel do Lago, especialmente no Colégio Municipal Rui Palmeira, onde trabalhou. Foi quando começou a se tornar uma pessoa popular na região. 

Benedito de Lira seguiu sua ascensão política como vereador de Maceió e, mais tarde, foi presidente da Câmara Municipal. Depois, sua carreira evoluiu para a Assembleia Legislativa, onde foi deputado estadual e presidente da Casa. 

A partir disso, seu nome ganhou mais projeção, culminando em sua eleição como deputado federal e depois senador da República. Apesar de não ter obtido sucesso em sua candidatura ao governo de Alagoas, Benedito continuou sua trajetória com êxito, tornando-se prefeito da Barra de São Miguel, cargo para o qual foi reeleito nas últimas eleições. 

"Benedito de Lira teve, de fato, uma longa trajetória na política alagoana, destacando-se como um político muito habilidoso. Uma das suas principais características era a capacidade de conquistar recursos, principalmente por meio de emendas parlamentares em Brasília", destacou Bastos.

E complementou: "Se destacou tanto como deputado federal, trazendo recursos para o nosso estado, que, com essa performance, Benedito de Lira foi eleito senador, sendo o mais votado na eleição em que conquistou uma vaga no Senado da República".

"Foi uma grande perda para o estado. Lamentamos, é claro, mas sabemos que é um ciclo que se encerra. Benedito de Lira concluiu sua trajetória neste plano terreno", finalizou Bastos ao EXTRA. 

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato