Sinal Vermelho
Inmet alerta para ocorrência de chuvas intensas em Alagoas nesta quarta
O maior volume de chuvas deve acontecer no Agreste e no Sertão do estadoAlagoanos devem se preparar para mais um dia de chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o aviso de chuvas até esta quarta-feira,15, com alertas amarelo e vermelho para a intensidade dos temporais. O volume maior de chuvas deve acontecer no Agreste e no Sertão do estado.
As duas regiões receberam grande volume de chuvas e o estado está em alerta de perigo vermelho em pelo menos 11 municípios.
O alerta vermelho implica possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Há possibilidade de ventos intensos, até 100 Km/h e chuvas entre 50 e 100 mm/dia.
O Inmet também emitiu alerta amarelo para 91 cidades alagoanas, locais onde o acumulado de chuvas podem chegar até 50mm/dia, mas os efeitos são mais brandos, com alagamentos, mas sem rajadas de ventos intensos.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) informa que continua a monitorar as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo.
Conforme o órgão, a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) associado a convergência de umidade e ventos quentes causados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), são favoráveis à formação de áreas de instabilidade e a persistência de nebulosidade convectiva no Nordeste do Brasil.
A recomendação é evitar sair de casa ou, se for necessário, observar nas ruas a presença de fios soltos e caídos. Não pisar em poças de água também é medida prudente, assim como desligar aparelhos elétricos em caso de descargas de energia.
As cidades afetadas são:
Alerta Vermelho:
Água Branca
Canapi
Delmiro Gouveia
Inhapi
Mata Grande
Olho d’Água do Casado
Pão de Açúcar
Pariconha
Piranhas
São José da Tapera
Senador Rui Palmeira
Alerta amarelo
Já o alerta de perigo potencial (amarelo) está válido para os outros 91 municípios e representa baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nestes locais deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia, além dos ventos intensos alcançarem de 40 a 60km/h.